Dinastia Literária Especial #2: O Movimento LGBTQIA+ Na Literatura

Dinastia Literária Especial #2: O Movimento LGBTQIA+ Na Literatura

No dia 28 de Junho celebramos o Dia do Orgulho LGBTQIA+! E nessa data tão importante, é claro que o Dinastia Literária traria um conteúdo dedicado ao dia que celebra a ideia de que toda forma de amor é mais do que válida. Ao longo dos anos a literatura evoluiu como reflexo da sociedade em seu momento, e nada mais justo do que perceber a importância do respeito à diversidade, bem com seu papel essencial na pluralidade de uma sociedade que ainda tem preconceitos, mas que aos poucos aprende que nossas diferenças são na verdade nossa individualidade, e que acima de tudo a única coisa que nos define é o qualidade das nossas ações. Por isso, vista seu melhor look, abrace a companhia de quem te ama, e ORGULHE-SE!

5 LIVROS LGBTQIA+

DOIS GAROTOS SE BEIJANDO (DAVID LEVITHAN)

Dois Garotos se Beijando (2013)


Um dos melhores livros que li nos últimos anos, a história gira principalmente em torno de dois garotos que querem quebrar o recorde de beijo mais longo em protesto a uma violência motivada por homofobia. Em torno disso vemos outras histórias também importantes sobre o impacto social na vida de diversas pessoas parte da comunidade LGBTQIA+.

VERMELHO, BRANCO & SANGUE AZUL (CASEY McQUINSTON)

Vermelho, Branco e Sangue Azul (2019)


Alex é filho da primeira presidenta dos EUA e vê o sentimento de raiva e desgosto que nutria por anos pelo príncipe inglês Henry se transformando em amor e, sendo retribuído, eles precisam em meio a campanha de reeleição americana, descobrir se vale a pena eles assumirem publicamente esse romance sem precedentes.

COM AMOR, SIMON (BECKY ALBERTALLI)

Com Amor, Simon (2015)


Simon, com 17 anos se vê tentando viver com um segredo que não revelou para ninguém: ele é gay. E tudo se complica e começa a mudar quando começa a trocar e-mails com um colega de classe anônimo e se apaixona pelo mesmo.
O livro rendeu um filme de mesmo título, e uma série derivada chamada “Love, Victor” disponível no serviço de streaming Hulu, e que atualmente possui duas temporadas.

QUERIA VOCÊ AQUI (WILL CORREIA)

Queria Você Aqui (2021)


Natan se vê apaixonado por Marcos, um garoto que só conhece pela internet. Com o aniversário de Marcos chegando, Natan resolve superar todas as inseguranças e obstáculos para realizar um desejo do amigo.

BOY ERASED: UMA VERDADE ANULADA (GARRARD CONLEY)

Boy Erased: Uma Verdade Anulada (2016)


Baseado em fatos vividos pelo próprio autor, o livro narra o período em que ele, filho de um pastor, passou por tortura ao ser enviado pela família para um “programa de conversão” que dizia ser capaz de “curar” sua homossexualidade.
Em uma tentativa desesperada de agradá-los e de não ser expulso do convívio da família, ele quase se destruiu por completo.
O livro inspirou o filme de mesmo título, estrelado por Nicole Kidman, Russel Crowe e Lucas Hedges, lançado em 2018.

“Muitos de nós tivemos que fazer nossas próprias famílias. Muitos de nós tivemos que fingir quando estávamos em casa. Muitos de nós tivemos que ir embora de casa. Mas todos nós desejamos que isso não fosse necessário. Cada um de nós desejou que nossas famílias agissem como família, que, mesmo quando encontramos uma nova família, não tivéssemos que deixar a outra para trás. Cada um de nós teria amado ser amado incondicionalmente por nossos pais.”
Dois Garotos Se Beijando, David Levithan

4 PERSONAGENS LGBTQIA+

AVISO: possíveis spoilers dos livros aos quais os personagens estão atrelados.

NICO DI ANGELO (Percy Jackson e os Olimpianos)

Nico Di Angelo / Ilustração

Um dos personagens mais importantes dentro do universo criado por Rick Riordan em basicamente quinze livros, Nico é um filho de Hades que se relaciona com um filho de Apolo chamado Will Grace.

ALEX FIERRO (Magnus Chase e os Deuses de Asgard)

Alex Fierro / Ilustração

Tal pai, tal…! Cria de Loki que traz discussões importantes para a trilogia nórdica de Rick Riordan, porém de uma maneira natural e respeitosa, já que o personagem se reconhece como gênero fluído.

RHY MARESH (Um Tom Mais Escuro de Magia)

Rhy Maresh / Ilustração

Rhy e o príncipe herdeiro do trono da Londres Vermelha nesse universo mágico multiversal e se vê livre em uma sociedade onde permite que ele esteja com quem quiser, tendo envolvimentos com homens e mulheres durante as tramas dessa trilogia de fantasia.

CIRI(LLA) FIONA ELEN RIANNON (Saga The Witcher)

Ciri na série de televisão The Witcher / Netflix Divulgação

Também conhecida como a Leoazinha de Cintra, Ciri é o centro da obra de Andrzej Sapkowski, e a portadora do Sangue Antigo, tem uma das melhores evoluções ao longo de todos os livros da saga e mostrando abertamente sua relação como uma pessoa bissexual dentro daquele mundo caótico.

Nós do Dinastia N reforçamos nosso posicionamento como apoiadores da causa LGBTQIA+, bem como de toda política inclusiva que promova respeito, fraternidade, voz e liberdade. O mundo se transforma através do combate ao preconceito, seja ele qual for! Mas diz aí pra gente, gostou do conteúdo? Já conhecia alguma das obras? Deixe seu comentário abaixo nos contando todos os detalhes. E para mais conteúdo Nerd/Geek, e tudo que envolve o universo plural e inclusivo da nossa cultura, acompanhe o Dinastia N também nas redes sociais.

TextoAntônio Gomes
Edição: Augusto “Clark” Miranda

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Redação do Dinastia N

Redação do Dinastia N

O Dinastia Nerd traz as novidades do mundo Geek/Nerd de forma dinâmica, precisa e com muita interatividade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.