Dinastia Literária Especial #1: Don’t Panic! O Guia do Mochileiro Nerd

Dinastia Literária Especial #1: Don’t Panic! O Guia do Mochileiro Nerd
Pegue uma toalha e não entre em Pânico!

Existem alguns pré-requisitos para ser ou se autointitular Nerd/Geek. Dentre eles, um dos mais importantes (se não o mais importante, hoje), é saber que dia 25 de Maio se comemora o Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd (como popularmente é tratada a data). Mas se você é novo nesse universo e ainda não está familiarizado com a celebração, o Dinastia N vai tirar quase todas as suas dúvidas.

Por que dia 25 de maio?” você pode estar se perguntando… Bem, tudo começou como uma tentativa de homenagear Douglas Adams, célebre escritor e comediante britânico, roteirista das séries televisivas Monty Python’s Flying Circus e Doctor Who, e autor da “trilogia de cinco” O Guia do Mochileiro das Galáxias, obra de ficção científica expoente da cultura nerd e que é a magnum opus do escritor. Adams faleceu em 11 de maio de 2001, em decorrência de um problema cardíaco, e com isso os fãs sentiram necessidade de prestar uma homenagem ao escritor, mas não conseguiam se organizar para tal, pois não chegavam a um consenso sobre a data. Fóruns na internet foram invadidos por pessoas sugerindo os mais variados dias, sem nenhuma certeza sobre qual seria adotado.

42

A maioria das sugestões envolvia o número 42 (sério que você não sabe por quê?! brincadeira, já já explico). 42º dia do ano? 42ª sexta-feira?! Nada parecia funcionar, e decidiu-se então pelo 42º dia após a morte de Douglas, que seria 22 de junho. Porém, os fãs se frustraram por perceber que seria tempo demais até a celebração do “Dia de Douglas“, e então optaram por concretizar as celebrações em um dia aleatório qualquer: eis o 25 de maio!

Mas como todos os acasos autoexplicativos dos escritos de Adams, a data não se tornou a definitiva por mera casualidade. Acontece que 25 de maio de 1977 foi o dia em que estreou nos cinemas Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança; que é o início de uma das maiores franquias do universo nerd. Por tal coincidência tremenda, os fãs adotaram a data em definitivo, e ela passou a ser popularmente conhecida como “Dia do Orgulho Nerd“.

O primeiro livro da série

Ok. Mas e essa coisa da toalha?” Vou te explicar, jovem padawan. Na história narrada no Guia… Arthur Dent é um homem comum, que tem sua casa demolida para dar lugar a uma obra pública não notificada, e que ele deveria ter ido até um órgão governamental para pedir o embargo (se soubesse dela, claro). Mas Arthur não ficou sem sua casa, e sim sem o planeta inteiro! Seu vizinho Ford Prefect, um alienígena disfarçado, salva Dent de uma invasão espacial que tem o objetivo de demolir a Terra para dar lugar a uma obra interplanetária (e que para ser cancelada precisaria ter sido questionada num escritório espacial, óbvio).

Na fuga, sem qualquer preparação prévia, o único objeto carregado na bagagem de Arthur é uma TOALHA! Bom, mas a toalha é provavelmente a maior invenção humana, pois é um dos itens mais úteis para um mochileiro interestelar. Você pode usá-la como agasalho, para deitar-se nas areias das praias de um planeta paradisíaco, como vela para sua jangada, para proteger-se de gases tóxicos, ou como arma de combate corpo a corpo, e diversas outras aplicabilidades. Além, é claro, de seu emprego normal.

Não esqueça da toalha!

Ao dedicar uma página inteira à importância da toalha, bem como corroborar tal ideia ao longo da aventura, Adams, com seu humor nonsense, consagrou e elevou esse objeto ao status de Graal dos nerds e geeks. Aliás, humor nonsense, críticas ácidas explícitas ou não, ironia e sátira às situações do cotidiano que todos nós já presenciamos (como burocracia, hipocrisia e preconceito) são marcas registradas do grande intelecto do autor. Douglas, um estudioso das Ciências, usou todo seu conhecimento para criar as mais variadas e inusitadas situações que divertem e mostram a genialidade de sua persona, o que torna verdadeiramente obrigatória a leitura da sua cativante obra.

Ah! Quase me esqueci. Prometi explicar o lance do 42, não é mesmo? Então… Mudei de ideia! Você precisa descobrir por conta própria. Afinal, você é ou não é um nerd? Não entre em Pânico! Vamos lá, investigue, leia, se delicie com esse fabuloso universo, e depois nos conte todas as tuas aventuras. Até mais, e obrigado pelos peixes!

Para mais conteúdo de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Dia da Toalha, livros, animes, mangás e tudo que envolve o universo Nerd/Geek, acesse o Dinastia N. Nos siga também em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Augusto "Clark" Miranda

Augusto "Clark" Miranda

Colaborador orgulhoso do Dinastia N, formado em Administração, mas amante do universo geek/nerd desde a Segunda Era, pai de um pequeno Youngling meio-kryptoniano do Clã Dragão, paladino nível épico membro dos Brave Warriors, Assault Class em CoD: Black Ops, e matador de galinha pelos vilarejos de Hyrule. Vivendo milhares de histórias e mundos através das páginas e telas, me tornei apaixonado por narrar feitos épicos, e aqui inicio minha nova aventura!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.