Dinastia Literária – Arquivos Sobrenaturais: ED & LORRAINE WARREN em foco!

Dinastia Literária – Arquivos Sobrenaturais: ED & LORRAINE WARREN em foco!
O casal Warren

Uma dupla que dedicou a vida na luta contra entidades sobrenaturais. Não, não estamos falando de Dean e Sam Winchester, mas sim de pessoas no nosso mundo: Ed e Lorraine Warren. Para alguns, enviados de Deus, para outros, incríveis contadores de história.
Independente da sua crença nos casos que esse casal trabalhou durante décadas, é inegável que não tenha ao menos ouvido falar de alguma história macabra que tenha ao menos o dedo deles. Invocação do Mal, Amityville, Evocando Espíritos, A Freira, Anabelle… todas essas histórias foram tocadas de alguma forma pelos dois. Ed e Lorraine passaram por experiências sobrenaturais na infância em Connecticut. Começaram a namorar na época do colégio e após servir durante a Segunda Guerra Mundial, Ed voltou para casa e se casou com Lorraine, tendo juntos uma filha. Em 1952 fundaram a Sociedade da Nova Inglaterra para Pesquisas Psíquicas e dedicaram as vidas e talentos para ensinar e combater as forças malignas sempre que convocados. Ed faleceu em 2006 e, mais recentemente, Lorraine, em 2019.
Sendo um marco na cultura pop e no mundo paranormal, ganhando o mainstreaming mundial desde o lançamento do primeiro filme de Invocação do Mal, falaremos de três obras lançadas no Brasil pela Darkside Books que reúne alguns dos melhores casos da dupla. Por isso o Dinastia Literária dessa semana faz um tour pelos escritos baseados no trabalho do famoso casal. Pegue seu terço, água benta e sua bíblia; você vai precisar!

ED & LORRAINE WARREN — DEMONOLOGISTAS,
escrito por GERALD BRITTLE

Demonologistas (1980)

Não tem como ser mais introdutório em quem são os Warren e o que eles fazem do que é apresentado nesse primeiro livro. Apostando em pequenas histórias costuradas pela presença dos personagens principais, podemos entender como funciona a pesquisa, entendimento e ação do casal e sua equipe nos mais diversos casos.

Desde a famosa boneca Anabelle (que tem uma aparência completamente diferente e inocente da apresentada nos filmes e por isso mais assustadora para mim), até pinceladas dos acontecimentos em Amityville, ele ensina sem realmente ser didático e te faz se sentir parte da equipe de pesquisa podendo acompanhar todos os detalhes e bastidores.

Gerald, escritor desse livro e que juntou todas essas histórias também escreveu outro livro relacionado ao casal chamado The Devil in Connecticut (O Diabo em Connecticut, em livre tradução) [não lançado em português até então]. A história será abordada no terceiro filme da franquia Invocação do Mal com o subtítulo “A Ordem do Demônio” onde Ed e Lorraine participam do primeiro caso em que a possessão demoníaca foi usada como defesa em um homicídio nos Estados Unidos.

ED & LORRAINE WARREN — LUGAR SOMBRIO,
escrito por CARMEN REED, AL SNEDEKER & RAY GARTON

Lugar Sombrio (2017)

Sabe a velha história onde o lugar em que a casa foi construída era amaldiçoado e então as pessoas que passam a morar ali são assombradas? Então, Lugar Sombrio não está muito longe disso, entretanto, neste livro vamos mergulhar na história de uma família que precisa se mudar para um lugar mais próximo do hospital onde um dos filhos faz tratamento e acabam indo parar em uma casa onde antes fora uma funerária no passado, e acompanharemos os fenômenos que levaram esse casal e seus filhos a pedirem socorro.

Em um lugar como esse o sobrenatural logo ganha forma devido as monstruosidades que ocorriam dentro daquela residência no passado, jogando seus atuais residentes em um turbilhão de vozes, aparições e perturbações que os fariam desafiar a própria sanidade. É nesse momento que os Warren intervêm a favor da família.

O livro tem seus altos, mas consegue entregar uma boa história, indo direto ao ponto e focando no convívio da família, sendo uma história única diferente do primeiro exemplar dessa trilogia (até o momento), que era uma coleção de diversos casos.

A história ganhou uma adaptação em 2009 chamado Evocando Espíritos, mas os Warren são praticamente inexistentes na história do longa-metragem, então se arriscar assistir, esteja ciente. Apesar disso o filme cumpre o dever como obra do gênero.

ED & LORRAINE WARREN — VIDAS ETERNAS,
escrito por ROBERT CURRAN, JACK & JANET SMURL

Vidas Eternas (2020)

Seguindo no mesmo caminho de Lugar Sombrio, o terceiro livro da coleção trará apenas um caso detalhado e não o compilado de vários como o primeiro deles. E isso é bom, porque podemos ter mais profundidade e foco em uma trama, só que também é ruim, porque sempre deixa o “gostinho de quero mais”.

A história se foca nas assombrosas experiências sobrenaturais vivenciadas pelos membros da família Smurl na Pensilvânia, assim como mais de vinte testemunhas e o livro é montado com os relatos dessas pessoas.
Neste, muito mais do que no anterior, vemos a obsessão de uma entidade maligna pelas pessoas e como ela trabalha tanto no físico, quanto psicológico e espiritual para levar seus objetos de desejo ao extremo da insanidade. Manifestações assombradas, vultos, perturbações, criaturas tenebrosas, marcas e torturas que entraram no cotidiano da família como um parente inconveniente.

Os Warren se envolveram no caso por longos meses onde tentaram tudo que estava ao seu alcance em uma batalha juntamente com os Smurl.
Dinâmico e com uma narrativa mais prática, ele faz você querer virar a próxima página e saber se é possível vencer tais entidades e se livrar delas ou se serão como aquele mofo na parede que reaparece mesmo depois de dada uma nova mão de tinta.

“Os Warren defendem que uma compreensão livre de preconceitos a respeito da dimensão espiritual da vida pode, em vez de ser algo ameaçador ou ruim, ‘enriquecer’ o nosso entendimento do mundo, de modo que possamos estar livres para viver a vida ao máximo.”
— Ed & Lorraine Warren: Demonologistas.

Ed e Lorraine nos cinemas, interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga – Foto: Divulgação

Assim como diversos outros livros religiosos ou que abordem temas de espiritualidade, você pode ou não dar crédito como sendo parte da sua crença e fé ou não, o que é inegável é que a mitologia criada durante anos através dos casos e estudos por Ed e Lorraine Warren é capaz de te prender em uma trama rica em detalhes.

Mas e aí, você já leu algum dos livros da trilogia? Ou gosta dos filmes e do tema? Conta pra gente nos comentários, e não deixe de conferir mais conteúdo como esse aqui no Dinastia N. Para mais novidades e conteúdos sobre filmes, séries, livros, jogos, e tudo que envolve o universo Nerd/Geek confira também nossas redes sociais!

TextoAntônio Gomes
Edição: Augusto “Clark” Miranda

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Redação do Dinastia N

Redação do Dinastia N

O Dinastia Nerd traz as novidades do mundo Geek/Nerd de forma dinâmica, precisa e com muita interatividade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.