Como sobreviver ao apocalipse zumbi (de acordo com a matemática)

Como sobreviver ao apocalipse zumbi (de acordo com a matemática)

Do jeito que as coisas estão indo ultimamente, você provavelmente não estaria sozinho em pensar que é apenas uma questão de tempo até que haja um surto de zumbis e nossa realidade virasse uma The Walking Dead da vida. E se (ou quando) a revolta começar, você vai precisar de um plano – supondo que você ainda não tenha um, é claro!

Felizmente, apocalipses zumbis são uma das muitas áreas em que a resposta se resume à matemática. Um novo vídeo do icônico Numberphile explica exatamente como seria o Z-Day – e como você pode se proteger melhor.

Acontece que, como qualquer um que assistiu a um filme (ou série) de terror sabe, os zumbis são como partículas virais quando você os considera em uma escala populacional: eles se movem aleatoriamente, se espalham por uma população e matam ou infectam quem quer que venha pela frente.

Então, usando um tipo de matemática chamada equação diferencial parcial, ou EDP, é possível descobrir o seu melhor curso de ação – e ao contrário dos sobreviventes suspeitosamente bem arrumados nos filmes de zumbis de Hollywood, definitivamente não envolve revidar.

É muito melhor fugir de um zumbi do que tentar pará-lo”, explica o biólogo matemático Thomas Woolley, cujo cérebro grande provavelmente faria dele uma iguaria para seus perseguidores mortos-vivos.

Eu não vou julgá-lo“, acrescenta. “Estarei à frente do povo [correndo].”

Então, o que a matemática diz sobre derrotar uma invasão de zumbis? Na verdade, é bastante autoexplicativo: só precisamos matar zumbis em um ritmo mais rápido do que eles infectam outros humanos.

Como os zumbis invadem a uma taxa proporcional à distância de nós e à velocidade de viagem, isso significa que o melhor curso de ação é ficar o mais longe possível da horda de mortos-vivos. Modelos matemáticos anteriores de surtos de zumbis – e houve alguns – colocaram as Montanhas Rochosas do norte como sua melhor aposta para o santuário, embora as áreas rurais em geral provavelmente permaneceriam seguras por semanas depois que as grandes cidades forem completamente zumbificadas.

Você também pode querer ficar lá por um tempo: um estudo de 2017 (publicado no Journal of Physics Special Topics) descobriu que dentro de 100 dias do paciente zero, os zumbis superariam os humanos em um milhão para um.

Levaria um longo período de reprodução e luta antes que os humanos conseguissem recuperar o planeta. Concorda?

Quer receber as principais notícias do Dinastia Nerd no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Dinastia, é um dos responsáveis pela administração do site. Conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do RN. Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.