Contando a história de uma família dividida pelo muro entre Israel e Cisjordânia, “A 200 Metros” foi o filme indicado pela Jordânia a uma vaga na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O longa estreia no Brasil nesta sexta-feira (17 de setembro) apenas em plataformas digitais para compra e aluguel.
Com distribuição da Synapse Distribution, o filme acompanha a jornada de um pai que mora a 200 metros de distância de sua família, em aldeias separadas por um muro, que divide dois países. Quando seu filho é internado, nada o impedirá de se infiltrar do outro lado e chegar ao hospital.
Confira o trailer e a sinopse de “A 200 Metros”:
A 200 Metros foca na jornada de Mustafa – interpretado por Ali Suliman, um dos atores palestinos mais reconhecidos da atualidade – um pai que mora a 200 metros de distância de sua família. Ele e a esposa (Lana Zreik) vivem separados pelo muro que divide Cisjordânia e Israel. Quando recebe uma ligação de que seu filho sofreu um acidente e está internado, Mustafa tenta atravessar a fronteira, mas é impedido. Inconformado com a situação e com a recusa dos oficiais israelenses, ele parte em uma odisseia de 200 quilômetros com o objetivo de reencontrar a sua família.
Assistimos o filme, confira nossa opinião:
“A 200 Metros” é um desses filmes que dificilmente será uma unanimidade. A história não engrena tão rápido assim e as peças não se encaixam tão facilmente.
Mas a atuação de Ali Suliman como “Mustafa” vai de cativando, pai amoroso e trabalhador, ele, como outros no filme, só querer viver ao lado de sua família. Impedido de ter uma vida tão plena quanto gostaria, muito em virtude do extremismo das duas nações, ele dá um jeito inventando formas de compensar “a distância“.
Quando sua jornada começar e ele precisa quebrar seus preceitos para estar junto a sua família, o tom do filme vai ficando mais denso. Assim cada novo passo de sua jornada parece mais perigoso e esse “suspense” prende a atenção e admiração do espectador.
Em resumo, é um ótimo filme, principalmente para quem gosta de conhecer mais sobre a cultura da região, suas tradições, regras e dificuldades. Então abra sua mente e se entregue a “A 200 Metros“.
Dirigida e escrita por Ameen Nayfeh, a produção foi inspirada em momentos da vida do cineasta. Assim como no longa, Nayfeh passou por uma separação, já que sua mãe pertencia a uma aldeia palestina. “‘A 200 Metros’ é a minha história e a de milhares de palestinos. Posso dizer que talvez 99% dos palestinos tenham de passar por uma jornada semelhante à do filme para superar os obstáculos diários. A ideia do filme e a distância de 200 metros surgiram como um acúmulo de experiências pessoais e coletivas”, explica.
“A 200 Metros” estará disponível para compra e aluguel a partir desta sexta-feira (17), na Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple Tv, Google Play e YouTube Filmes.
Continue no Dinastia N para acompanhar mais do mundo mágico do cinema e a disputa pela edição 2022 do “carecão dourado“.