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Qual a diferença entre loja virtual e loja online?

Se você chegou até aqui para saber qual a diferença entre loja virtual e loja online, então saiba que não existe nenhuma diferença!

Basicamente, ambas permitem ao consumidor escolher e/ou encomendar um produto e pagar diretamente na internet.

Em um primeiro momento, isso pode gerar uma certa confusão, mas continue a leitura e tire todas as suas dúvidas agora!

Qual a diferença entre loja virtual e loja online?

Para responder qual a diferença entre loja virtual e loja online, é muito simples: são termos semelhantes, que significa que todo o processo de compra é feito na internet.

Inclusive algumas pessoas chamam de site e-commerce, ou seja, um site na internet para vendas online.

Dessa forma, você tem um espaço para expor seus produtos e alcançar um público mais segmentado, até mesmo maior que aquele que você poderia encontrar em uma loja física.

Na verdade, graças aos mecanismos de pesquisa, principais geradores de tráfego, há uma chance muito maior de centenas de pessoas encontrarem seus produtos.

E justamente para que essas pessoas te encontrem, é importante seguir estratégias de marketing digital para que sua loja virtual seja acessada por um número muito maior de pessoas.

Como aumentar o tráfego para minha loja virtual?

Agora que você já entendeu qual a diferença entre loja virtual e loja online, que na verdade, não há diferença, como aumentar o tráfego para a sua loja virtual/online?

Em primeiro lugar, estar presente na internet não significa estar visível!

Então, pronto para receber mais visitas e consequentemente, vender mais?

Para te ajudar, selecionamos aqui as etapas para gerar mais tráfego para a sua loja.

Para atrair visitantes, prospects, clientes, é necessário conhecer seus hábitos de compra, seus interesses, suas necessidades…

Enfim, para definir esse público, você precisa elaborar personas, que são representações imaginárias do cliente ideal.

Isso vai permitir entender melhor as motivações de seus clientes e usar boas técnicas e selecionar bons canais para atraí-los.

Como existem várias maneiras para aumentar o tráfego da sua loja, vamos nos concentrar aqui nas estratégias digitais, pois são as melhores:

Otimizar seu site

Para gerar tráfego para o seu site, é essencial que ele seja encontrado facilmente na internet, de preferência, aparecer em um bom lugar nas páginas dos resultados a partir de uma pesquisa.

O termo SEO, que significa Otimização para mecanismos de pesquisa, refere-se a um conjunto de técnicas que permitem melhorar a visibilidade de um site.

Alcançar melhores posições nos resultados de pesquisa ajuda a aumentar mecanicamente o tráfego do site da sua loja.

Saiba que os mecanismos de pesquisa levam em conta critérios para classificar os sites. E esse processo é composto de duas partes: o SEO on page e o SEO off page.

O SEO on page corresponde às informações transmitidas aos mecanismos de pesquisa por seu próprio site, enquanto o SEO off page refere-se às informações transmitidas através de outros sites.

No SEO on page, você deve focar em:

  • Deixar o site mais rápido, além de pensar na organização do conteúdo, a arquitetura do site, a presença de links internos e externos, de forma a dar legibilidade aos algoritmos dos motores de busca para ranquear bem o seu site;
  • Colocar estrategicamente palavras-chave nos títulos, ao longo do texto, nas URL das páginas;
  • Propor um conteúdo de qualidade, que deve ser pertinente e bem organizado.

Já no SEO off page, consiste em desenvolver sua popularidade na web criando uma vasta rede de links externos.

A missão dos mecanismos de pesquisa, e principalmente o Google, é deixar a informação facilmente acessível a todos.

Uma excelente estratégia é a criação de backlinks de qualidade, já que o Google dá uma grande importância a backlinks apontando para o seu site, e tipo que transfere essa autoridade para o site da sua loja virtual.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo visa oferecer aos seus prospects ou clientes conteúdos relacionados aos seus interesses, cujo objetivo é criar e divulgar conteúdo para guiar os internautas em direção à sua oferta.

Por exemplo, compartilhar conteúdo nas redes sociais permite gerar visitas, favorece a transformação, valoriza sua expertise e a qualidade de seus produtos.

Já a criação de um artigo em um blog melhora sensivelmente o ranqueamento do seu site.

A escrita de conteúdo sobre assuntos mais específicos, respondendo à problemática de seus prospects, gerará mais visitas.

Conclusão

Tendo sua dúvida sobre qual a diferença entre loja virtual e loja online respondida, saiba que essas duas estratégias são as que funcionam mais.

Após ter gerado um tráfego importante e de qualidade, é o momento de transformar seus visitantes em clientes por meio de um site otimizado para a melhor experiência do usuário.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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