Notícias

Dieta rica em grãos “reduz o risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes”, dizem cientistas

De acordo com um estudo feito por cientistas de Harvard, começar o dia com uma tigela de cereais ou mingau poderia adicionar anos à sua vida. Uma dieta rica em grãos integrais e fibras de cereais reduz o risco de morte prematura por doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias e diabetes.

Os cereais integrais são ricas fontes de fibras alimentares e outros nutrientes, como sais minerais e antioxidantes. A Escola Pública de pesquisa da Saúde de Harvard constatou que comer uma média de 34 g  de grãos integrais por dia foi associado a uma redução de 17% no risco de morte prematura. Este resultado foi comparado com comparados com os que consomem uma média de 3,98 g.

Proteção: Um alto consumo de fibras de cereais diminuiu em até 34% o risco de morte por câncer e diabetes, dizem os pesquisadores de Harvard
Proteção: Um alto consumo de fibras de cereais diminuiu em até 34% o risco de morte por câncer e diabetes, dizem os pesquisadores de Harvard

Mesmo tendo em conta fatores como a saúde, atividade física e obesidade, a redução permaneceu a mesma. Os pesquisadores também avaliaram o risco de contrair várias condições. Uma dieta rica em grãos integrais foi associado com 11% menor risco de morte por doença respiratória, e uma redução do risco de diabetes em 48%.

Enquanto isso, um alto consumo de fibras de cereais  diminuiu o risco de morte por câncer e diabetes entre 15% e 34%. Os resultados, publicados na revista BMC Medicine, sugerem que os cereais ricos em fibras integrais podem trazer benefícios para a saúde. Mas por se tratar de um estudo observacional, os pesquisadores não puderam confirmar que os grãos integrais e as fibras estão causando esse risco reduzido. No entanto, eles acreditam que a fibra de cereais encontrados em ambos os tipos de alimentos – fibras de cereais e grãos integrais – podem ter efeitos protetores graças a várias propriedades, como anti-inflamatório.

As informações são do Daily Mail.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.