Notícias

Dieta do limão provoca erosão dentária e aumento de cáries entre as mulheres

Quantas de nós já não fez as maiores loucuras para estar dentro dos padrões beleza? E quando a receita é natural, fácil e acessível? Adoramos! A mais conhecida fórmula para o emagrecimento é a ingestão do sumo do limão – puro ou misturado com água, bebido em jejum pela manhã e continuando ao longo do dia. Como a maioria deve saber, o limão é rico em nutrientes, vitaminas e uma lista infindável de benefícios, mas o que poucas mulheres sabem é que ele só começa a ter efeitos benéficos quando é metabolizado pelas células. É nesse momento que o potencial de Hidrogeniônico (pH) ácido muda para alcalino e, então, passa agir positivamente. O problema está no caminho até chegar ao metabolismo: o limão é muito ácido!

Na escala de pH – que vai de 0 (ácido) a 7 (neutro); de 7 a 14 (alcalino) – ele possui pH2, ou seja, a acidez do limão é capaz de provocar corrosão nos dentes, principalmente quando consumido em jejum pela manhã. E aqui cabe uma explicação. À noite salivamos menos, então, os dentes ficam menos protegidos quando acordamos.

A acidez do limão provoca microporosidades na superfície do esmalte e, se for escovado imediatamente após a ingestão do sumo, sofre ainda mais com a abrasão das cerdas da escova. Um outro fator negativo é o aumento da probabilidade de “manchar” o dente, principalmente se houver o hábito de ingestão de alimentos com mais pigmentação.

Estou falando sobre a abrasão dentária – a perda progressiva do revestimento dental por processos químicos que não envolvem ação bacteriana e provocam ambiente ideal para proliferação de bactérias. Essas, aliás, são a origem da cárie, sobretudo quando associado a um hospedeiro susceptível à má higienização e a uma alimentação altamente cariogênica. Há, também, a questão da sensibilidade.

Na fase adulta, as cáries não são tão comuns, mas com o advento do limão, muitas pacientes têm sido diagnosticadas com número alto dessa incidência. Após uma breve sondagem sobre os hábitos alimentares, estilo de vida e escovação, verifiquei que a maioria dessas pacientes aderiu à essa dieta. Muitas perguntas, então, o que devem fazer. Deixam claro, inclusive, que não vão abandonar o hábito do sumo de limão.

Calma! Para manter esse ritual, bastam alguns cuidados: fazer uso de canudos – evitando o contato direto com os dentes –; não ingerir puro, sim com outros alimentos mais neutros ou alcalinos durante as refeições; ingerir água para equilibrar o pH; escovar os dentes de 15 a 30 minutos após a ingestão para dar tempo que a saliva reestabeleça o pH bucal e garanta a recuperação do esmalte. É importante fazer visitas periódicas ao dentista para manutenção da higiene bucal e identificação da biocorrosão dentária nos estágios iniciais; uso de creme dental e/ou enxaguantes bucais com flúor – que promovem a remineralização do esmalte –, associado ao uso de fio dental para remoção das placas onde a escova não alcança, de acordo com recomendações da Associação Dental Americana (ADA).

Estar de bem consigo mesma significa estar em equilíbrio e isso envolve cuidados para não prejudicar outros aspectos da saúde.


Artigo escrito pela Dra. Selma Nishimura – que é cirurgiã dentista na clínica Care Center Brasil. Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia UNIP (FOUNIP-SP), possui especialização em Implante pela Faculdade São Leopoldo Mandic SP; capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimentos Faciais; e certificação em Ozonioterapia na área odontológica, pela Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.