Dicas de Saúde

Dieta do carboidrato funciona melhor à noite?

Foto: Pixabay

Muitas pessoas acreditam que cortar o carboidrato da alimentação, principalmente a partir das 18 horas, faz com que elas emagreçam mais rápido. Esse tipo de dieta não passa de um mito. A nutricionista Elaine de Pádua explica que a retirada de carboidrato a noite não possui um embasamento cientifico necessário para ser considerado verdadeiro.

“Quando se retira o carboidrato, os estoques de glicogênio se esvaziam. A glicose ‘puxa’ água, sem ela o corpo perde líquidos e a pessoa acha que perdeu peso, mas na verdade ela liberou somente água”, diz a especialista.

Elaine conta também que um estudo feito com policiais obesos em Israel analisou o efeito do horário de consumo de carboidratos em uma dieta para emagrecimento. Um grupo consumiu grande parte dos carboidratos da dieta à noite e o outro tinha uma dieta equilibrada de dia, a diferença de emagrecimento entre os dois grupos foi quase mínima, o que comprova que o horário da ingestão de carboidratos não influencia na rapidez da dieta.

Dietas-que-falhamA nutricionista esclarece ainda que retirar o carboidrato antes do treino, como fazem muitos atletas, não é uma boa ideia. “Os atletas ficam sem energia para treinar e, além disso restringir o carboidrato a noite, gera compulsão no dia seguinte”.

Existem inúmeras dietas que restringem o uso de carboidratos, mas que não são, necessariamente, baseadas em não comer carboidratos à noite. Uma das mais recentes é a cetogênica, criado pelo Dr. Atkins. “A dieta criada por ele exige uma de baixa ingestão de calorias (hipocalórica,) com liberado consumo de lipídios e proteínas, ela é composta por três fases e não faz restrições quanto ao período de ingestão”, comenta a nutricionista. Exemplos de alimentos presentes nessa dieta são: carnes vermelhas, ovos e manteiga.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.