Notícias

GPT Store e Equipe ChatGPT são lançados pela OpenAI

A OpenAI, pioneira em inteligência artificial, deu mais um passo ousado ao lançar a GPT Store, uma plataforma que permite a criação e compartilhamento de versões personalizadas do famoso chatbot ChatGPT. Além disso, a empresa introduziu um novo nível de assinatura, a equipe, voltado para facilitar o uso do chatbot em ambientes de trabalho colaborativos.

A GPT Store surge como uma evolução natural do sucesso da IA, oferecendo uma plataforma onde desenvolvedores e usuários podem criar, compartilhar e, eventualmente, lucrar com suas próprias versões do chatbot viral. A abertura da loja marca a transformação da popularidade do ChatGPT em um modelo de negócios, seguindo a lógica da App Store da Apple.

O processo de criação é acessível a todos, independentemente da experiência em codificação. Basta que os criadores estabeleçam um Perfil do Construtor, compartilhando informações autênticas. A OpenAI planeja implementar um programa de receita para os criadores de GPT, remunerando-os com base no engajamento dos usuários, indicando uma nova oportunidade para ganhos no horizonte.

No entanto, a capacidade de cobrança pelos GPTs ainda não está disponível no lançamento, sendo um ponto de atenção para os desenvolvedores que aguardam ansiosos por uma fonte de receita direta. A promessa de mais informações no primeiro trimestre alimenta a expectativa e a incerteza em igual medida.

ChatGPT para equipes: potencializando o trabalho colaborativo

A OpenAI também apresenta o ChatGPT para Equipes, um novo nível de assinatura que visa atender às demandas de ambientes de trabalho colaborativos. Diferentemente do ChatGPT Enterprise, que exigia investimentos consideráveis, a assinatura da equipe é acessível a qualquer usuário ChatGPT Plus ou Enterprise, custando US$30 mensais ou US$25 anuais por usuário.

A equipe oferece um espaço de trabalho seguro e colaborativo, proporcionando acesso ao GPT-4 com uma janela de contexto maior para consultas mais extensas. Além disso, os assinantes desfrutam de limites de mensagens mais elevados, com a promessa da OpenAI de não treinar seus modelos nos dados ou conversas dos assinantes.

O plano de equipe inclui um console de administração para gerenciamento de licenças, permitindo que os membros criem e compartilhem GPTs personalizados internamente. A OpenAI também promete acesso antecipado a novos recursos e melhorias, incentivando ainda mais as equipes a aderirem ao plano.

A GPT Store na prática

A GPT Store se posiciona como um marco na democratização da criação de aplicativos generativos de IA. Os usuários ChatGPT premium, como ChatGPT Plus, ChatGPT Enterprise e o recém-lançado ChatGPT Team, têm acesso exclusivo à loja. Nela, encontram uma variedade de GPTs desenvolvidos por parceiros e pela comunidade, organizados em categorias como DALL·E, redação, pesquisa, programação, educação e estilo de vida.

OpenAi lança o Equipe ChatGPT e o GPT Store.
Imagem: OpenAi

Os desenvolvedores têm a liberdade de criar GPTs simples ou complexos, sem a necessidade de habilidades avançadas em codificação. O GPT Builder da OpenAI facilita esse processo, permitindo que desenvolvedores expressem suas necessidades em linguagem simples. Entretanto, para listar, os criadores devem verificar seus perfis e submeter seus GPTs a um rigoroso processo de revisão, combinando revisão humana e automatizada.

Perspectivas futuras e considerações éticas

Embora a GPT Store prometa revolucionar a criação de chatbots, questões éticas emergem no processo. A OpenAI enfrenta questionamentos sobre a compensação e condições de trabalho dos revisores, especialmente considerando seu histórico anterior de envolvimento de empreiteiros mal remunerados.

A expectativa de lançamento de um programa de receita para construtores GPT no primeiro trimestre traz esperança para os desenvolvedores ansiosos por monetizar suas criações. No entanto, a ausência de detalhes sobre os critérios de pagamento e a falta de cobrança inicial pelos GPTs introduzem incertezas na equação financeira.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.