Notícias

GenAI na iStock é introduzido pelo Getty Images

A Getty Images, conhecida empresa de mídia de estoque, anunciou recentemente na CES 2024 o lançamento de um serviço inovador chamado Generative AI da iStock. Essa nova ferramenta utiliza modelos de Inteligência Artificial (IA) treinados nas vastas bibliotecas de fotografia e vídeo da iStock para gerar imagens e obras de arte licenciáveis, proporcionando aos clientes uma abordagem única e acessível para impulsionar seu processo criativo.

Ele é alimentado, em parte, pela tecnologia da Nvidia, prometendo proteger elementos protegidos por direitos autorais, como produtos, pessoas e lugares. Disponível em 75 idiomas, esse serviço não apenas modifica imagens existentes, mas também gera novas, podendo ser integrado a aplicativos e plug-ins por meio de uma API. O custo é de US$ 15 por cada conjunto de 100 imagens geradas.

Grant Farhall, diretor de produtos da empresa, destacou a missão principal por trás da IA generativa: fornecer aos clientes uma opção fácil e acessível para incorporar IA em seu processo criativo, sem o receio de infringir direitos autorais. O uso da tecnologia da Nvidia e a disponibilidade em diversos idiomas ampliam ainda mais a acessibilidade e a versatilidade dessa ferramenta inovadora.

Desafios éticos e legais na era da IA generativa

A introdução da IA generativa ocorre em um momento em que o debate sobre direitos autorais relacionados à IA está em evidência. Modelos como o DALL-E 3 da OpenAI têm sido criticados por regurgitar dados protegidos por direitos autorais, levantando preocupações sobre a legalidade e ética do uso dessas tecnologias. Gary Marcus e Reid Southen destacam em um artigo no IEEE Spectrum como sistemas de IA podem reproduzir dados mesmo sem solicitação específica, destacando a falta de ferramentas públicas para verificar violações de direitos autorais.

Recentemente, artistas entraram com ações legais contra empresas que desenvolvem aplicativos GenAI, mostra o TechCrunch, alegando violação de direitos autorais ao treinarem modelos nas obras dos artistas. A Getty Images também processou a Stability AI por supostamente copiar e processar milhões de imagens de propriedade da Getty. Diante desse cenário, algumas empresas oferecem cobertura legal aos clientes envolvidos em ações judiciais relacionadas ao uso de ferramentas GenAI.

Segurança legal com a IA generativa da iStock

A iStock destaca medidas para garantir a segurança e responsabilidade legal em sua abordagem à IA generativa. O serviço é desenvolvido pela NVIDIA Picasso, um modelo de aprendizado de máquina treinado exclusivamente com conteúdo de alta qualidade e dados proprietários da biblioteca criativa. A empresa bloqueia prompts que poderiam gerar conteúdo problemático, reforçando seu compromisso com a criação responsável.

A empresa oferece uma política de cobertura legal para usuários da Generative AI. Cada visual licenciado gerado pelo cliente vem com uma cobertura legal de até US$ 10.000. Essa medida visa proporcionar aos usuários tranquilidade jurídica em um ambiente em constante evolução.

Integração da Generative AI com a biblioteca de conteúdo da iStock

A iStock destaca a facilidade de uso da Generative AI em conjunto com sua biblioteca de pré-imagens. As imagens geradas são comercialmente seguras e prontas para licença, ideais para inspirar e visualizar conceitos criativos. A combinação da biblioteca de pré-imagens e a IA generativa oferece maneiras poderosas de descobrir recursos visuais para projetos pessoais ou comerciais.

Como a IA Generativa da iStock funciona na prática

A Generative AI da iStock é alimentada pela NVIDIA Picasso, um modelo de aprendizado de máquina treinado exclusivamente com conteúdo de alta qualidade e dados da biblioteca criativa da iStock. Os clientes utilizam prompts de texto para direcionar o modelo na criação de imagens, permitindo gerar visuais relevantes para seus projetos criativos.

Gen AI da iStock em prática.
Imagem: iStock

Responsabilidade e compromisso da iStock

A iStock enfatiza seu compromisso em oferecer uma IA generativa comercialmente segura e responsável. A empresa trabalha em estreita colaboração com a NVIDIA para garantir que o modelo seja treinado com base em recursos visuais e dados proprietários, evitando a geração de conteúdo problemático. A abordagem da iStock busca elevar a criatividade dos usuários, mantendo a segurança jurídica.

Ao permitir que os clientes contribuam com prompts, imagens geradas e feedback, a empresa utiliza esses dados no treinamento contínuo do modelo. Essa abordagem visa melhorar a eficácia do modelo, compreendendo melhor as intenções dos usuários e reduzindo deformações no conteúdo gerado. Essa evolução constante destaca o compromisso da iStock em fornecer uma experiência aprimorada aos seus clientes.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.