Dicas para quem quer começar a praticar corrida
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Dicas para quem quer começar a praticar corrida

maio 8, 2017 1 Por Romário Nicácio

A busca por uma melhor qualidade de vida é algo presente cada vez mais no cotidiano das pessoas. Aos poucos, vamos entendendo a importância de abandonar o sedentarismo e praticar atividades físicas.

Uma das práticas mais requisitadas é a corrida. Para correr não é preciso pagar mensalidade nem contar com um professor. Essa atividade traz muitos benefícios – podemos citar o fortalecimento muscular, emagrecimento e o alívio do estresse, por exemplo.

Mas, se você não tem noção de como começar a correr, aprenda aqui algumas dicas importantes.

O que fazer para iniciar?

Antes de se preparar para iniciar a prática da corrida, fique atento a alguns detalhes. Como correr exige um pouco mais do corpo, tenha cuidados especiais. Faça uma avaliação médica para conferir se está tudo bem. Em seguida, comece uma fase de adaptação. Nunca parta diretamente para a corrida. Faça caminhadas leves e, aos poucos, aumente a intensidade. Isso ajudará o corpo a entender o que está acontecendo e se fortalecer para aguentar o ritmo de corrida.

Quando perceber que o seu corpo já está aguentando tranquilamente fazer as caminhadas, e até mesmo pedindo por mais, essa é a hora exata de começar a corrida.

Dicas

  • Vá com calma: quando começamos a correr, dá vontade de partir em velocidade e sair por aí imprimindo fortes ritmos, desafiando a si mesmo e mostrando que você consegue se superar. Mas é preciso ter calma. Não adianta gastar toda a energia logo no início. Alterne piques de corridas durante as caminhadas, dê algumas voltas correndo e outras caminhando. Conforme o condicionamento físico for melhorando, você pode começar a correr sem medos;
  • Se doer, não force: um erro cometido por muitas pessoas é não saber seus limites. Sentir uma dor e seguir na corrida é o caminho mais rápido para lesões. Claro que é comum sentir algumas dores musculares, afinal, você estará fazendo movimentos rápidos e diferentes dos quais o corpo está acostumado. Mas quando a dor for forte em demasia, interrompa a corrida, repouse e, se necessário, busque ajuda médica.
  • O que usar: a prática da corrida não exige nenhum equipamento que vá além da simplicidade. Vista roupas confortáveis e apropriadas para correr, elas são encontradas em qualquer loja de roupas. Sobre os calçados, ter um bom par, como o Puma Ignite, por exemplo, é uma excelente opção.
  • Onde correr: quem faz academia opta geralmente por correr na esteira. Já quem prefere algo mais livre utiliza ruas, trilhas e até mesmo praias. A corrida pode ser praticada em qualquer local público, desde que se use o bom senso e não atrapalhe outras pessoas. É também necessário ter cuidado com a segurança e evitar ruas desertas e pouco movimentadas. Muitas cidades possuem locais específicos para praticantes de corrida;

Além da corrida: se você quer usar a corrida além do lazer e quer aproveitar ao máximo os benefícios que ela traz, precisa adotar uma postura diferente na alimentação e nos hábitos diários. Ter uma alimentação balanceada é essencial, bem como descansar o corpo e dormir ao menos oito horas por dia.

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