Notícias

Dicas para quem quer começar a praticar corrida

A busca por uma melhor qualidade de vida é algo presente cada vez mais no cotidiano das pessoas. Aos poucos, vamos entendendo a importância de abandonar o sedentarismo e praticar atividades físicas.

Uma das práticas mais requisitadas é a corrida. Para correr não é preciso pagar mensalidade nem contar com um professor. Essa atividade traz muitos benefícios – podemos citar o fortalecimento muscular, emagrecimento e o alívio do estresse, por exemplo.

Mas, se você não tem noção de como começar a correr, aprenda aqui algumas dicas importantes.

O que fazer para iniciar?

Antes de se preparar para iniciar a prática da corrida, fique atento a alguns detalhes. Como correr exige um pouco mais do corpo, tenha cuidados especiais. Faça uma avaliação médica para conferir se está tudo bem. Em seguida, comece uma fase de adaptação. Nunca parta diretamente para a corrida. Faça caminhadas leves e, aos poucos, aumente a intensidade. Isso ajudará o corpo a entender o que está acontecendo e se fortalecer para aguentar o ritmo de corrida.

Quando perceber que o seu corpo já está aguentando tranquilamente fazer as caminhadas, e até mesmo pedindo por mais, essa é a hora exata de começar a corrida.

Dicas

  • Vá com calma: quando começamos a correr, dá vontade de partir em velocidade e sair por aí imprimindo fortes ritmos, desafiando a si mesmo e mostrando que você consegue se superar. Mas é preciso ter calma. Não adianta gastar toda a energia logo no início. Alterne piques de corridas durante as caminhadas, dê algumas voltas correndo e outras caminhando. Conforme o condicionamento físico for melhorando, você pode começar a correr sem medos;
  • Se doer, não force: um erro cometido por muitas pessoas é não saber seus limites. Sentir uma dor e seguir na corrida é o caminho mais rápido para lesões. Claro que é comum sentir algumas dores musculares, afinal, você estará fazendo movimentos rápidos e diferentes dos quais o corpo está acostumado. Mas quando a dor for forte em demasia, interrompa a corrida, repouse e, se necessário, busque ajuda médica.
  • O que usar: a prática da corrida não exige nenhum equipamento que vá além da simplicidade. Vista roupas confortáveis e apropriadas para correr, elas são encontradas em qualquer loja de roupas. Sobre os calçados, ter um bom par, como o Puma Ignite, por exemplo, é uma excelente opção.
  • Onde correr: quem faz academia opta geralmente por correr na esteira. Já quem prefere algo mais livre utiliza ruas, trilhas e até mesmo praias. A corrida pode ser praticada em qualquer local público, desde que se use o bom senso e não atrapalhe outras pessoas. É também necessário ter cuidado com a segurança e evitar ruas desertas e pouco movimentadas. Muitas cidades possuem locais específicos para praticantes de corrida;

Além da corrida: se você quer usar a corrida além do lazer e quer aproveitar ao máximo os benefícios que ela traz, precisa adotar uma postura diferente na alimentação e nos hábitos diários. Ter uma alimentação balanceada é essencial, bem como descansar o corpo e dormir ao menos oito horas por dia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.