Notícias

Dicas para encontrar fornecedores na China

O país é o principal parceiro comercial do Brasil

Segunda maior economia do mundo, a China é um dos principais aliados comerciais do Brasil. Dessa forma, muitas empresas dependem do país asiático para manter seus negócios em atividade e por esse motivo, necessitam realizar parcerias comerciais com o exterior. Diante deste cenário, torna-se fundamental localizar fornecedores na China.

Pensando nisso, a Logcomex, startup que oferece soluções Big Data e de automação para o comércio exterior, reuniu oito dicas para auxiliar empresários nessa tarefa. Confira a lista!

Participe de feiras e eventos, online e presenciais

Feiras e eventos custam caro e tomam muito tempo. Dessa forma, muitas empresas não utilizam essa maneira para validar e conhecer novos fornecedores, mesmo elas sendo excelentes oportunidades para tal.

A empresa tem um contato cara a cara com o parceiro comercial, o que não é possível com visitas individuais. Além disso, são conhecidos mais lançamentos do mercado em primeira mão. Por conta da pandemia de Covid-19, muitas feiras acabaram sendo adiadas, mas a tendência é que, com o avanço da vacinação, elas retornem pouco a pouco.

Algumas das feiras da China para ficar de olho são:

  • CWIEME Xangai;
  • CBD Fair;
  • Infocom China;
  • Cippe;
  • CM China Maritime.

Visite sites especializados e busque nas redes sociais

Sites e redes sociais são aliados muito fortes na hora de avaliar a reputação do exportador chinês. Quando falamos especialmente de portais, com certeza, o mais popular é o Alibaba. Além desses, podemos citar:

  • TinyDeal;
  • Gearbest;
  • Light in the box;
  • TBDress;
  • Dealextreme.

Contrate empresas brasileiras com filiais na China

Até alguns anos atrás era difícil contratar empresas com atuação na China, mas atualmente inúmeras já abriram suas sedes em território chinês e estão lá para prestar o serviço de “ponte”, como as tradings. Essa é uma grande facilidade para o importador.

Utilize ferramentas de Big Data

Usar dados a seu favor é algo essencial. Existem diversas ferramentas Big Data para o comércio exterior que organizam informações sobre importações feitas de diversos países, incluindo a China. Eles ajudam a entender a reputação da empresa.

Saiba muito bem o que você quer importar

Crie um documento contendo todas as especificações do produto procurado, como design, materiais e elementos químicos. A partir disso, procure os fornecedores certos e entenda a confiabilidade deles.

Converse com o fornecedor e peça amostras

É importante, antes de fechar qualquer negócio, conversar com o fornecedor e tirar as principais dúvidas. Além disso, fazer um “teste” é importante nesse momento, já que você precisa atestar a qualidade da mercadoria antes de fechar a compra.

Use técnicas de negociação com empresas chinesas

Cada país tem sua cultura e sua particularidade. Para saber negociar com empresas chinesas, existem algumas dicas que são bem importantes:

  • Chegue exatamente sabendo o que quer;
  • Pense no relacionamento a longo prazo;
  • Não estranhe a curiosidade.

Por fim, não dependa de um fornecedor único

A principal dica é: variar seus fornecedores. Encontrar dois ou três, pelo menos, é essencial para que, em caso de algum problema ou escassez. Além disso, você consegue negociar melhores preços.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.