Diabetes é tema de congresso médico que será realizado em Natal

outubro 15, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Diabetes é tema de congresso médico que será realizado em Natal

A capital do Rio Grande do Norte será palco do principal evento voltado exclusivamente ao diabetes no Brasil. De 16 a 18 de outubro, o Centro de Convenções de Natal recebe o XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. O evento, que é bianual, promete reunir mais de 4 mil endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e demais profissionais da equipe multiprofissional que lidam diariamente com pessoas com diabetes, para um intenso intercâmbio científico a respeito dos aspectos que envolvem a assistência à doença.

De acordo com Tadeu Alencar Fonseca, endocrinologista e presidente do Congresso, levar o evento ao Nordeste foi uma forma de democratizar a ciência. “Assim, fazemos com que congressistas de todo o Brasil e diversos outros países venham para o Nordeste e conheçam sua cultura. Muitas vezes, as principais discussões científicas estão concentradas na região Sudeste. Por isso quisemos trazer um dos maiores eventos sobre diabetes no Brasil para o lado de cá”, afirma.

A programação científica do Congresso foi minuciosamente pensada com o auxílio de uma comissão formada pelos expoentes da diabetologia brasileira, buscando incluir todos os profissionais responsáveis pela atenção e cuidado ao diabetes. Serão 170 palestrantes, sendo 22 estrangeiros, em 6 salas simultâneas. “Discutiremos novos medicamentos para o tratamento do diabetes, até drogas que recuperam o pâncreas e ajudam na perda de peso, novas tecnologias que ainda não são utilizadas no Brasil, e teremos simpósios e módulos voltados à equipe multiprofissional”, comenta Tadeu Alencar.

Encontro de pacientes

O Diabetes 2019 também integrará os pacientes à sua programação. Pela primeira vez, será realizado um encontro de pessoas com diabetes e associações de pacientes, para informar e esclarecer dúvidas sobre os diversos temas relacionados à doença. Os interessados devem se inscrever pelo site do Congresso.

O painel Advocacy – Como a comunidade pode lutar para uma melhor atenção ao Diabetes também é uma novidade. “É a primeira vez que o evento médico traz uma discussão de cunho político. Representantes da Assembleia Legislativa, da Câmara de Vereadores e do Governo do Estado estarão presentes para debater a questão política dentro do âmbito do diabetes”.

Serviço: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes

  • Data: 16 a 18 de outubro de 2019
  • Local: Centro de Convenções de Natal
  • Endereço: Av. Dinarte Mariz, s/n – Ponta Negra (via costeira) – Natal/RN
  • Informações: diabetes2019.com.br