Notícias

Dia do Educador Físico; saiba a importância deste profissional

A jornalista Lélia Dourado, 36 anos, não sentia motivação para praticar atividade física. Apesar de ter consciência da importância de se exercitar, no dia a dia atribulado, não sobrava tempo para exercícios físicos, muito menos para cuidar da alimentação até que os quilos indesejados começaram a aumentar na balança. Quando, além da estética, a saúde estava dando sinais de comprometimento, ela resolveu mudar.

O objetivo principal era a perda de peso. Então, começou a se exercitar sozinha, na academia do prédio onde mora. “Vi melhoras, mas ia por obrigação mesmo. Queria encontrar algo que, de fato, me desse prazer de praticar e acabei “me encontrando” no funcional”, conta.

No prédio de Lélia, a atividade aeróbica é comanda pelo educador físico Nei Cardoso. Ele é um dos milhares de profissionais homenageados no dia de hoje que, com disciplina e muita determinação, promovem saúde e bem-estar, trabalhando corpo e alma de forma conjunta. Foi em 01 de setembro de 1988 que a profissão foi regulamentada e criados os conselhos federais e estaduais de educação física.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo do Ensino Superior 2016, somente naquele ano, foram concluintes do curso de Educação Física 57.882 graduandos, sendo 4.737 da rede pública de ensino e 53.145 da rede privada de ensino. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, o país conta com mais de 370 mil profissionais registrados.

Educador Físico Nei Cardoso e sua aluna Lélia Dourado (Foto: Educa Mais Brasil)

E eles parecem incansáveis. O aluno pode faltar, mas eles estão lá pontualmente no horário marcado, chova ou faça sol. “Melhora tudo: o condicionamento físico, auxilia na perda de peso e aumento de resistência. Melhora tônus da pele, a gente passa a ficar muito mais disposta para as atividades do dia-a-dia, melhora o humor, diminui o estresse… Só há benefícios”, lista Lélia, que acrescenta a importância da socialização. No grupo, formado por quatro mulheres, além de exercícios há espaço para muitas histórias e gargalhadas. “Aprendemos a ser solidárias até no próprio treino porque cada pessoa tem seu ritmo. Tudo é muito divertido. Somos uma família”.

Dez quilos mais magra, de bem com o espelho e com a câmera do celular – sim, ela adora uma selfie no pós-treino – Lélia está mais que motivada. Além do funcional, é acompanhada por um personal e ainda tem disposição para malhar sozinha nos dias que seriam livres. “Somando as três coisas – musculação, aeróbico e alimentação – meus resultados começaram a ser mais visíveis. Me sinto muito mais segura sendo acompanhada por um profissional, ainda mais porque tenho hérnia de disco. Ele fica atento a essas questões”, pontua.

Além de elaborar um plano de aula de acordo com a necessidade de cada aluno, o Educador Físico é responsável por ensinar e acompanhar a execução correta do exercício, corrigir a postura e – talvez o mais importante – manter a motivação. “Minha missão é proporcionar saúde e bem-estar. No funcional, os alunos treinam, interagem de forma dinâmica e divertida”, conta Nei Cardoso.

Para Cardoso, um dos papeis fundamentais desta área é proporcionar bem-estar às pessoas. “A prática de atividade física é essencial para nós. Uma dica é que todos façam, pelo menos, 20 ou 30 minutos de atividade por dia. Quem está sedentário pode começar aos poucos, caminhando 2 ou 3 vezes na semana, até começar a adquirir condicionamento. Com o passar do tempo, vai aumentando a frequência e duração. O importante é se movimentar”, aconselha o educador físico.

Os pontos positivos para a melhoria da saúde são inúmeros. A prática regular de atividade física previne doenças e eleva o humor e autoestima e é recomendada para pessoas de todas as idades. “Se você incentiva a criança desde pequena, isso faz com que ela tome gosto pelo esporte e pelo movimento e previna muitas doenças”, acrescenta Cardoso.

A biomédica Ioglezia Oliveira, 35 anos, aceitou o desafio e também começou a treinar há 2 anos com acompanhamento especializado. A melhora já é perceptível no corpo e na mente. “Sinto mais disposição para trabalhar, minha respiração e sono melhoraram. O melhor é a sensação de satisfação. A gente consegue esvaziar a mente dos problemas, nem que seja por uma hora”.

Para quem está lendo esta matéria e precisando de um estímulo para começar, Lélia dá um recado: “O começo é sempre muito difícil e, a preguiça gritante, mas persista. Quando começar a sentir os resultados, com seu corpo ganho outra forma, diminuindo a numeração das roupas, você com mais disposição para o dia a dia, no trabalho, é muito bom. O esforço vale sempre a pena”.

Bolsas de estudo para Educação Física

Se interessou pela área e quer começar uma graduação na área de Educação Física? Você pode ingressar com bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades, pelo Educa Mais Brasil. Acesso o site parceiro do programa e faça sua inscrição http://www.educamaisbrasil.com.br/portaln10.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.