Destaques, Saúde

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o Brasil

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Quase 65 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos neste sábado (12) para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, quem for ao posto de saúde pode aproveitar para completar o calendário de vacinas que estiverem faltando.

“Se você não tem nenhuma contra indicação, nem para a vacina da gripe e nem para outra vacina que está no calendário, você pode tomar várias vacinas, inclusive, no mesmo dia a não ser que você tenha uma contra indicação individual, que aí o profissional de saúde vai poder avaliar naquele momento se essa contra indicação que você tem é para outro tipo de vacina, e se você pode tomar”.

Campanha pela influenza

A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.