Detran abre primeira sala de exame teórico da zona Norte de Natal

Detran abre primeira sala de exame teórico da zona Norte de Natal

Detran abre primeira sala de exame teórico da zona Norte de Natal

Nova sala conta com capacidade inicial de aplicação de 900 provas teóricas por mês

Rafael Nicácio junho 17, 2021 Destaques

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DetranRN) abriu a primeira sala de exames teóricos de direção veicular na região da zona Norte de Natal. A nova sala vem com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas residentes naquela região e já se encontra em funcionamento na Central do Cidadão, situada na Avenida João Medeiros Filho, nº 2300, bairro Potengi, mais precisamente no interior do Shopping Estação.

De acordo com o coordenador de Registro de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, a nova sala conta com capacidade inicial de aplicação de cerca de 900 provas teóricas por mês. “A medida faz parte do plano da Direção do Detran de expandir e modernizar os serviços do Órgão. Essa é a primeira vez que o Detran instala uma sala de provas teóricas para atender o público da Zona Norte”, comemorou.

O sistema online de agendamentos de prova teórica para a unidade do Detran na Zona Norte de Natal já se encontra em funcionamento e os usuários aptos a realizar a prova podem acessar o site do Detran (www.detran.rn.gov.br) e efetivar o agendamento com dia e horário de acordo com a disponibilidade de vagas geradas no sistema.

A prova prática é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário no Centro de Formação de Condutores (CFC). Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.

O local das provas conta com sistema de câmeras que monitora todo o ambiente, no sentido de conceder lisura aos testes teóricos e evitar as possibilidades de fraudes. Cada máquina fica numa cabine individual, isolando cada usuário em seu ambiente para que a prova seja aplicada da melhor forma possível e seguindo os protocolos sanitários de distanciamento.

O candidato ao clicar no botão que finaliza a prova tem os dados do resultado lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante.

Outros artigos