DestaquesNatal

Desumano: natalenses passam noite em fila para tentar agendar atendimento no Cras

População procura atendimento no local para fazer o cadastramento ou atualizar informações no CadÚnico, e ter acesso a programas sociais como o Auxílio Brasil

Dezenas de pessoas dormiram sobre papelões, isopor e cadeiras em uma fila que começou a se formar ainda na manhã de quinta-feira (20) em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Igapó, na Zona Norte de Natal. Algo desumano e até certo ponto humilhante.

A população procura atendimento no local para fazer o cadastramento ou atualizar informações no CadÚnico, por meio do qual podem ter acesso a serviços e programas sociais como o Auxílio Brasil.

A Guarda Municipal chegou a ser acionada durante a madrugada desta sexta-feira (20) para conter uma briga e permaneceu no local até a manhã. Testemunhas disseram que pessoas que chegaram mais cedo na fila venderam o lugar para outras, que só chegaram nesta sexta (21).

O agendamento para atendimento no Cras só ocorre por telefone, ao longo da semana, ou de forma presencial, na sexta-feira, com distribuição de 150 fichas.

Porém, os usuários reclamam que as ligações não são atendidas e, por isso, preferem enfrentar a fila. Pela manhã, algumas das pessoas que passaram a noite no local constataram que não conseguiriam atendimento porque já havia mais de 150 pessoas.

Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) disse que são distribuídas 150 fichas, porque essa é a estrutura disponível na unidade e não tem como ampliar o atendimento no momento.

Imensa fila só reflete o momento em que vivemos: famílias passando dificuldade e requerendo aos auxílios do governo para tentar driblar a crise.

Com informações do G1 RN*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.