Universo

Descoberto buraco negro que é 12 bilhões de vezes maior que o Sol

De acordo com publicação da revista britânica “Nature”, nesta quarta-feira (25), um grupo de cientistas descobriu um buraco negro com uma massa aproximadamente 12 bilhões de vezes maior que a do Sol. A equipe detectou um quasar que contém um buraco negro supermaciço em seu interior e que pertence a uma época na qual o universo tinha cerca de 900 milhões de anos, apenas 6% da idade atual do universo, de 13,6 bilhões de anos.

A descoberta questiona determinadas teorias sobre a formação e o crescimento dos buracos negros e das galáxias. O buraco negro de grande massa está localizado no coração de um quasar ultraluminoso, um corpo celeste de pequeno diâmetro e grande luminosidade que emite grandes quantidades de radiação.

Ao analisar a descoberta, os astrônomos consideram que o buraco negro se originou a cerca de 900 milhões de anos depois do Big Bang, algo que consideraram “particularmente surpreendente”. A descoberta e o estudo posterior foram realizados por uma equipe de astrônomos da universidade de Pequim e coordenado por Xue-Bing Wu, professor do departamento de astronomia dessa universidade.

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!