Deputados debatem sobre qualidade das obras da Caern
Divulgação: Caern

Deputados debatem sobre qualidade das obras da Caern

junho 21, 2017 0 Por Romário Nicácio

Em sessão plenária desta quarta-feira (21), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) lamentou a implantação de outdoors em Natal com críticas às obras de saneamento básico que acontecem na cidade. As peças em questão são assinadas pelo vereador da capital Klaus Araújo (Solidariedade) e acusa a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) de ter “destruído” as ruas de Natal.

Em resposta, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) defendeu as obras de saneamento básico, mas criticou a atual gestão da Caern que não diz quando as obras começaram, não responde se irão terminar ao final do ano que vem, não explica sobre a qualidade das obras e, principalmente, da recomposição das ruas de Natal.

Para Nélter Queiroz, trata-se de uma declaração infeliz, pois as obras de esgotamento sanitário são de grande relevância para a cidade, que será uma das primeiras capitais do Brasil a ser 100% saneada, com benefícios para a saúde, qualidade de vida, turismo, meio ambiente e urbanismo. Nelter Queiroz também leu trechos de nota de repúdio emitida pela Caern sobre o assunto.

O parlamentar aproveitou para parabenizar a Caern pelos serviços em curso, frisando que a recuperação das vias é responsabilidade da Prefeitura Municipal de Natal. Ele ainda sugeriu que as autoridades competentes apurem como os outdoors foram pagos, ressaltando que as verbas indenizatórias percebidas pelo vereador não podem ser utilizadas para esse fim.

REAÇÃO

Em seu pronunciamento, o deputado Kelps Lima reiterou a campanha do vereador de Natal, Klaus Araújo e disse que a Caern está acabando com as ruas de Natal. O parlamentar afirmou, inclusive, que vai protocolar um requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, cobrando informação sobre a qualidade das obras de saneamento que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado na capital.

“A obra é importante e tem que fazer bem feita. As obras sebosas e mal feitas da Caern tem conivência da Prefeitura que entrega à cidade calçamento de péssima qualidade. E do Governo Robinson Faria que acredita que as estradas estão recuperadas, que a segurança está funcionando no Estado; e para ficar somente em três ações prometidas por Robinson Faria e não cumpridas, relembro o gabinete no Walfredo Gurgel que ele iria implantar e até hoje não instalou”, criticou o parlamentar salientando que as cobranças são para evitar que a sociedade seja enganada. “Defendo a CAERN. Patrimônio do Rio Grande do Norte, mas critico a atual gestão”, disse Kelps Lima afirmando que a postura do vereador de seu partido é de “proteção” à Natal.

NOTA DA CAERN

“Natal será uma das primeiras capitas do país a ter 100% de cobertura de esgotamento sanitário. Os benefícios com o saneamento são inúmeros: saúde, qualidade vida, urbanismo, turismo, meio ambiente, dentre outros.

Diante de tantos benefícios proporcionados pelo saneamento básico, a Caern estranha e repudia a posição do vereador Klaus Araújo, que surpreendeu a Companhia e os natalenses ao tentar macular a imagem da empresa por meio de outdoors instalados na capital.

A empresa reconhece os transtornos temporários causados com as obras, mas ressalta que a implantação da rede de esgotamento segue os padrões técnicos vigentes e busca minimizar os impactos para o norte-rio-grandense. As obras são fiscalizadas pela Caixa Econômica Federal e pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e de Infraestrutura (Semopi).

A Companhia trabalha regulada pela a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), órgão vinculado à Prefeitura Municipal do Natal. A Caern dispõe de canais de atendimento ao consumidor, através do telefone 115 ou das Lojas de Atendimento.

Esta é a maior obra do RN e, para atingir essa meta, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem atuado com todo empenho. Até agora, já foram implantados aproximadamente 600 km de rede, o que representa mais de 65% do previsto. A Caern já iniciou as obras das Estações de Tratamento de Esgotos, importantes equipamentos do sistema de tratamento.

A Caern reforça o seu compromisso com a população e reafirma que as tentativas de macular a imagem da empresa é um desserviço e repudia o uso da sua imagem para fins obscuros e de promoção pessoal.”

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!