Saúde

Depressão em crianças: sintomas e tratamento

crianca-com-depressao
Créditos: https://institutopensi.org.br/

Depressão também acomete crianças e deve ser tratada rapidamente para não deixar sequelas na idade adulta

Até hoje, não há uma explicação concreta das causas da depressão infantil, porém, o problema é sério e vem afetando um número crescente de crianças.

crianca-com-depressao

Créditos: https://institutopensi.org.br/

Trata-se de uma perturbação orgânica que envolve variáveis biológicas, psicológicas e sociais, e pode estar associada a aspectos comprometidos da personalidade dos pais, baixa autoestima e autoconfiança.

Existem fatores comportamentais que caracterizam o aparecimento da depressão em crianças, que passa a ficar mais quieta, sem vontade de brincar, com pouco apetite e baixa autoestima.

Se combinados por um período maior de tempo, é importante os pais prestarem atenção nesses sintomas. Nessa fase, a criança passa a não gostar de seus trabalhos e nem sente prazer em fazê-los, além de se tornar mais agressiva, irritada e sonolenta. A qualquer sinal, deve-se buscar imediatamente um aconselhamento profissional. Quanto antes tratada a depressão infantil, menos sequelas para a idade adulta.

Muitas vezes, crianças com pais depressivos apresentam com mais assiduidade estas características. A criança em fase de amadurecimento acaba acreditando ser este um comportamento adequado.

Se o problema não for tratado a tempo, ele tende a se acentuar. Na maioria das vezes, faz-se necessário acompanhamento multidisciplinar, com psicólogo, médico e nutricionista – esta orienta sobre os alimentos mais indicados para erradicar o problema e equilibrar o organismo.

A comparação das realidades vividas no ambiente familiar pelas crianças pode deflagrar ou acentuar um quadro preexistente. A criança vivencia o paradoxo de um modelo em casa e outra da casa dos colegas; esta ação pode levá-la a entrar no processo depressivo.

*Texto produzido em parceria com o portal Leet Doc

You Might Also Like

One comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.