Natal

Defesa Civil de Natal reforça equipes de plantão devido às chuvas

Foto: Prefeitura do Natal / Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) colocou todas as equipes da Defesa Civil da capital em plantão permanente devido as ocorrências registradas na noite de quarta-feira (05) e madrugada desta quinta-feira (06). Os agentes de Defesa Civil estão distribuídos atendendo as demandas solicitadas via rádio pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), como também vistoriando preventivamente as principais lagoas de captação de águas pluviais da cidade e pontos críticos com maior incidência de registros de desastres.

O trabalho tem o intuito de atuar solucionando ou minimizando as situações de crise apresentadas nas últimas horas, como também de evitar novas ocorrências, isolando áreas comprometidas, bloqueando acessos e retirando pessoas de zonas de perigo. “Vários chamados foram atendidos pelos agentes de Defesa Civil e continuamos nas ruas 24h atuando em conjunto com as demais secretarias municipais, sempre com a missão de preservar a vida humana e de solucionar os problemas causados pela alta incidência de chuvas”, informou o titular da Semdes, João Paulo Mendes.

Entre as ocorrências atendidas, duas foram relacionadas a prédios situados nos bairros de Capim Macio e Petrópolis que tiveram parte de suas garagens subterrâneas invadidas por águas ocasionando queda de parte do reboco das paredes de um deles. Também há registros de pontos em vários bairros onde ocorreu pequenos afundamentos no asfalto ou teve calçadas comprometidas. Nessa situação, os locais foram sinalizados e isolados para evitar que algum condutor ou pedestre desavisado venha a ser atingido.

No bairro de Mãe Luíza também foi registrado um pequeno deslizamento, porém os órgãos competentes já foram acionados pela Defesa Civil, que isolou a área e efetivou laudo de vistoria para dimensionar a situação. “Apesar do deslizamento, não houve vítimas e a situação já se encontra sob controle”, explicou a diretora de Defesa Civil de Natal, Alana Sales.

Também foram registrados pontos de alagamento de ruas da cidade, nas situações onde existem a ameaça das águas invadirem residências a Defesa Civil vem atuando no sentido de canalizar as águas para bocas de lobo ou outros locais de desague.

Em poucas horas, foi possível registrar em Natal volumes d’água superior a 100mm. Informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que o bairro de Cidade Alta chegou a contabilizar 110,64mm e o de Guarapes I, 106mm.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, no Ciosp, onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.