Notícias

Decisão do STF gera dúvidas e medo em aposentados

A polêmica sobre a “desaposentação”, votada no Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira (26), tem gerado muitas dúvidas entre a população aposentada. A “desaposentação” diz respeito a quem continuou a trabalhar depois de aposentado, mas manteve o pagamento das contribuições à Previdência Social. Anos depois, o trabalhador se dá conta de que poderia receber um benefício superior caso sejam consideradas a idade e o tempo a mais de contribuição. Assim, o contribuinte solicita à Justiça a renúncia à aposentadoria anterior e requere o benefício novamente, com base nos cálculos atuais.

Porém, esta possibilidade foi rejeitada pelo STF por sete votos a quatro. Ou seja, não será mais aceito que uma pessoa aposentada que continua em atividade abdique da aposentadoria atual a fim de receber uma pensão maior com base nas novas contribuições. Os argumentos dos ministros englobam o fato de a aposentadoria ser “irrenunciável”. Ainda, para parte do Supremo, a obtenção de benefício maior contraria o objetivo do fator previdenciário, que beneficia quem espera mais tempo para se aposentar.

imagem_release_786515Segundo o advogado natalense especializado em Previdência Social José Maria Gama, os beneficiários que já conquistaram a desaposentação não precisam se preocupar em devolver qualquer quantia ao Governo. “Da mesma forma, aqueles que já conseguiram a melhora do benefício em outros tribunais terá a mudança mantida, uma vez que a coisa julgada deve ser respeitada. A decisão só afetará os processos ainda em andamento”, tranquiliza o jurista.

Ele ainda explica que a decisão não encerra a possibilidade para novos ajustes na Previdência. Há uma tendência de que a aposentadoria já existente possa ser recalculada e reajustada levando em conta a situação atual do beneficiário que permanece na ativa. No entanto, o STF ainda não se posicionou sobre essa possibilidade e alega que, por ser matéria legislativa, caberia ao Congresso Nacional, e não ao Judiciário, aprovar pensões maiores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil Navegação Ecológica com Google Maps A Arte da Atuação e a Busca pela Perfeição Novo iPad Air Pode Herdar Tela Mini LED do iPad Pro

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.