Notícias

Debate na Band é marcado por ironias e trocadilhos entre candidatos

No primeiro debate com os candidatos à presidência da República, na TV Band, oito presidenciáveis discutiram temas polêmicos, mas abusaram de ironias e trocadilhos. Entre os temas mais abordados, esteve o aumento de impostos para a população mais rica, o combate à corrupção e os investimentos em áreas como saúde e educação.

Ao falarem sobre o sistema tributário, os concorrentes ao Planalto concordaram que o aumento de arrecadação deve vir, em boa parte, de impostos sobre propriedades e baseados na renda dos brasileiros.

A corrupção, um dos maiores problemas sociais, também foi discutida. O candidato do Podemos, senador Álvaro Dias, declarou que a Operação Lava Jato é prioridade para retirar facções criminosas de circulação. Caso seja eleito, Dias disse que vai nomear o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça. O candidato ressaltou, também, que o sistema de governo brasileiro precisa ser refeito.

“Nós queremos institucionalizar a Operação Lava Jato como uma espécie de nossa Tropa de Elite no combate à corrupção. Cabo eleitoral dos investimentos, da geração de emprego porque, certamente, nós enviaremos ao mundo outra imagem. O Brasil voltará a ser sério e os investimentos que foram expulsos daqui pela corrupção e pela incompetência retornarão”.

Marina Silva, da Rede, afirmou que as alianças partidárias feitas desde governos anteriores pensam apenas em tempo de televisão e permanência no poder. Assim, segundo ela, não há cumprimento das promessas feitas durante as campanhas.

Ela reafirmou que é contra o teto de gastos que, na em sua visão, impede investimento público em serviços básicos. “Nós temos um problema que faz com que o nosso país tenha feito uma medida que congela os investimentos públicos na área de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura por 20 anos. Ou seja, significa que a saúde como está, a segurança como está, vai ficar congelada”.

Guilherme Boulos utilizou a frase “50 tons de Temer” para caracterizar as propostas de todos os candidatos que participaram do debate e diferenciá-lo dizendo que tem “um novo projeto de política”. Ele disse, ainda, que a questão do aborto é tema que envolve o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós vamos colocar outras políticas para as mulheres, como creche em tempo integral para as mães que trabalham e estudam, atendimento especial no SUS para as mulheres, vamos ter políticas que assegurem igualdade salarial. Ao contrário do que já foi dito aqui (pelo Jair Bolsonaro), o governo pode e deve garantir que as mulheres ganhem os mesmos salários”.

Até então desconhecido pela maioria dos eleitores, o candidato do Patriota, Cabo Daciolo, disse que a violência contra a mulher ocorre por falta de “amor ao próximo”. Ao ser questionado sobre a greve dos caminhoneiros, Daciolo respondeu que o problema da categoria não foi resolvido, e que, se eleito, diminuiria pela metade o valor do combustível. Nos últimos minutos de discurso, o candidato leu um versículo bíblico e repetiu várias vezes a frase “em nome do Senhor Jesus”.

“É claro que automaticamente eu abaixo o combustível em 50% porque nós temos 18 refinarias. Eu vou investir nas refinarias e nós vamos transformar o petróleo bruto em diesel, gasolina, gás, e vamos oxigenar o nosso país e empregar”.

Os presidenciáveis Henrique Meirelles, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin também participaram do debate. No quinto e último bloco, os candidatos tiveram um minuto e meio para considerações finais. Os concorrentes ao Planalto voltam a se encontrar na televisão para novo debate no dia 17 de agosto, às dez horas da noite, na RedeTV.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.