ColunasWagner Santos

De que forma a tecnologia pode ajudar a saúde e segurança no trabalho?

SST, sigla para Saúde e Segurança no Trabalho, é um conjunto de normas que objetiva  tornar o ambiente de trabalho o mais saudável e seguro possível para os funcionários de uma empresa. Durante algum tempo, as ações direcionadas a esse fim eram muito manuais e pouco tecnológicas.

Ainda assim, é possível dizer que a tecnologia está presente nesta área já há algum tempo. Afinal, a boa iluminação já é provida pela tecnologia, por exemplo, algo a que já estamos tão habituados que simplesmente não percebemos. No entanto, ela vai muito além disso, pois está relacionada a exaustores, dispositivos de automatização e até mesmo softwares de gestão que auxiliam muito nesta tarefa.

Nas próximas linhas, compreenda melhor como a tecnologia pode ajudar a saúde e segurança no trabalho e a sua importância. Confira!

Quais tecnologias estão disponíveis quando se fala de SST?

Para entender como a tecnologia pode ajudar a saúde e segurança no trabalho, basta compreender quais as principais tecnologias disponíveis e como elas podem ser úteis nessa situação.

Digital Twin

Em tradução literal, Digital Twin significa Gêmeo Digital e recebe esse nome por ser apenas uma representação virtual idêntica de algum objeto ou processo físico. Sua vantagem, em relação a SST, está na melhora da análise de dados pelos gestores da sua empresa.

Afinal, tudo estará armazenado e organizado em um único lugar, o que permite uma maior eficiência na análise de dados e na prevenção de acidentes. Para compreender de forma mais fácil, imagine que com o tempo você terá catalogado todas as informações referentes aos acidentes que ocorrerem em ambiente de trabalho, por exemplo.

Com isso, poderá analisar qual a causa deles, se estão relacionados ou não e prever, de forma geral, quando novos acidentes podem ocorrer e como evitá-los.  

Beacon

Beacon é uma tecnologia que utiliza o Bluetooth de dispositivos eletrônicos para propagar dados. Por meio dele, é possível localizar celulares de forma mais rápida e precisa do que por GPS, por exemplo.

Seu uso na SST pode ser explorado em situações extremas, como acidentes, ou para simples localização de máquinas de forma mais rápida. Imagine que houve uma explosão em um setor de sua empresa e o resgate foi acionado para encontrar os funcionários que estavam no local.

Por meio do Beacon, você pode facilmente identificar a localização deles e agilizar muito o processo de resgate, algo que, a depender da situação, pode ser crucial para salvar uma vida.

Sistemas de Gestão em SST

Um Sistema de Gestão em SST é um software que facilita, agiliza e automatiza os processos relacionados à saúde e segurança do trabalho. Por ele, é possível aumentar a eficiência de tarefas como as seguintes:

●     geração de PPP e controle de entrega de EPI por biometria;

●     eleição de CIPA por urna eletrônica e à distância;

●     análise de incidentes e acidentes;

●     LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho;

●     controle da relação de contratantes e contratadas;

●     OS – Ordens de Serviço;

●     treinamentos.

Há ainda mais tarefas que podem ser beneficiadas por um bom sistema de gestão em SST, mas essas são as principais. Implementar um software de gestão em SST na sua empresa pode ser uma das melhores maneiras da tecnologia ajudar tal setor e os motivos ficam óbvios por suas funções.

Compartilhe este artigo nas suas mídias sociais e ajude mais pessoas a descobrirem como a tecnologia pode ajudar a saúde e segurança no trabalho!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.