Curiosidades

De onde vem o costume ofensivo de “estirar o dedo médio”?

Quando queremos mandar alguém para “aquele lugar” com rapidez e eficácia, é comum levantar o dedo médio da mão; mas você já se perguntou de onde vem esse costume com um significado deselegante?

Pois bem, a sua origem estaria na Grécia antiga, onde se encontram as primeiras correspondências literárias deste costume, do dramaturgo Aristófanes que, segundo os historiadores, alude ao dedo médio em muitas das suas obras. O gesto foi identificado como “digitus impudicus” ou “dedo impudente” e também neste caso é traçado graças às obras do historiador Tácito.

Essas evidências levaram o antropólogo Desmond Morris, a afirmar que esse gesto de insulto está entre os mais antigos já criados pela civilização humana, e que seu significado é, do ponto de vista antropológico, muito vulgar. Na verdade, Morris argumenta que: “O dedo médio representa o pênis e os dedos enrolados em ambos os lados, os testículos” e, portanto, o gesto alude a mostrar a alguém um falo (órgão reprodutor masculino), ou, de acordo com outras interpretações, a mimetizar uma penetração.

No entanto, hoje em dia o dedo médio perdeu parte de sua carga ofensiva, pois foi liberado pelo cinema e pela cultura americana, e como afirma Ira Robbins, professor de direito da American University em Washington DC: “Este gesto está profundamente enraizado na vida todos os dias em muitos países, e isso significa muitas coisas diferentes, como protesto, raiva ou excitação. Não é mais apenas um insulto“.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.