Notícias

De forma online, lojistas do RN vão aderir ao ‘Dia Livre de Impostos’

O movimento Lojista Brasileiro vai realizar a edição deste ano do Dia de Liberdade de Imposto para conscientizar a população, e “sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de reformas estruturais no modelo fiscal brasileiro”. No próximo 04 de junho a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem promovem a 14ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI).

No dia do DLI, lojistas do Rio Grande do Norte e de outros Estados vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em Natal, a ação será coordenada pela CDL Jovem Natal.

O presidente da entidade Matheus Mascena explica que devido a Covid-19 o evento teve de passar por uma adaptação. “Nessa edição as vendas serão online, tivemos de nos adaptar ao momento de estamos vivendo. Acreditamos que o DLI terá ainda mais relevância para o setor nesta edição, pois será uma oportunidade para o comércio vender. Em anos anteriores a população abraçou a causa, e esse ano não será diferente”, afirmou ele.

Diversos segmentos do varejo participarão da ação, como supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias e restaurantes. No ano passado, o movimento contou com a adesão de mais de 5 mil lojistas.

Para saber quais foram as empresas que aderiram ao DLI, basta acessar a página www.dialivredeimpostos.com.br.

Burocracia e carga tributária

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as empresas no Brasil gastam, em média, 2.000 horas por ano para vencer a burocracia tributária, sendo considerado o único país em que se gasta mais tempo calculando e pagando tributos do mundo.

O brasileiro trabalha mais de cinco meses do ano para pagar impostos. De acordo com um estudo do IBPT, somente a partir de 02 de junho, passados 153 dias do início do ano, a população começa a utilizar seus salários em benefício próprio.

Quando comparamos o Brasil com outros 30 países que também possuem uma carga tributária elevada, o Brasil está na 14ª posição no quesito arrecadação, mas está na última posição no retorno dos impostos arrecadados em prol do desenvolvimento social, educação, saúde e segurança.

dia livre de impostos no rn 2020

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.