Datafolha: 52% dos brasileiros não culpam Bolsonaro por mortes em pandemia

Datafolha: 52% dos brasileiros não culpam Bolsonaro por mortes em pandemia

Datafolha: 52% dos brasileiros não culpam Bolsonaro por mortes em pandemia

Rafael Nicácio dezembro 14, 2020 Brasil

A maior parte dos brasileiros não considera o presidente Jair Bolsonaro como o responsável pelas mortes da pandemia de Covid-19, mas avalia como ruim sua gestão da crise sanitária, mostrou um levantamento do Instituto Datafolha.

Para 52% dos entrevistados, o mandatário não tem culpa nenhuma nos óbitos; 38% consideram o presidente um dos culpados; e 8% o principal culpado. No entanto, 42% avaliam como ruim ou péssima a sua gestão da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2; 27% como regular; e 30% como boa ou ótima.

A pesquisa Datafolha mostrou ainda que a gestão é reprovada muito mais por mulheres (47%) do que por homens (35%) e mais por pessoas na faixa mais rica (55%) e escolarizada (57%). Quem mora nas grandes cidades também considera as ações do presidente ruins ou péssimas (49%).

No levantamento, 53% dos brasileiros entrevistados acreditam que o país não fez o que era preciso fazer para evitar as mortes – em empate, em 22%, estão os que acham que nada seria possível fazer para evitar os óbitos e também os que acham que foi feito o necessário.

Durante toda a pandemia, Bolsonaro minimizou os efeitos da pandemia, considerando-a uma “gripezinha”, e fez pouquíssimas falas sobre as mais de 181 mil vidas perdidas durante a crise sanitária. Além disso, o presidente chamou de “maricas” os que estavam seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de manter o distanciamento ou até o isolamento social.

O Brasil é o segundo país no mundo com maior número de óbitos, 181.402 segundo o último boletim do Ministério da Saúde publicado neste domingo, e o terceiro em número total de casos, com 6.901.952 diagnósticos positivos para a Covid-19.

A pesquisa foi realizada entre 8 e 10 de dezembro com 2.016 brasileiros através de telefonemas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos