Mundo

DARPA: Agência de Defesa dos EUA inicia testes de sistema de arma laser

arma-laser
Foto: darpa.mil

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana, DARPA, recebeu permissão do governo para testar seu sistema de arma laser HELLADS (High Energy Liquid Laser Area Defense System)“Os obstáculos técnicos foram assustadores, mas é muito gratificante ter produzido um novo tipo de laser de estado sólido com um feixe de energia e qualidade sem precedentes para o seu tamanho”, disse o diretor do programa DARPA, Rich Bagnell, em um comunicado publicado no site da agência. O teste começará ainda este ano.

O sistema de defesa aérea de laser líquido de alta energia, que vêm se moldando desde 2003, foi desenvolvido para ser usado como um sistema de proteção para aeronaves. “As ameaças inimigas terra-ar para aeronaves tripuladas e não-tripuladas têm se tornado cada vez mais sofisticadas”, afirma a DARPA em seu site. “Os lasers de alta potência pode fornecer uma solução para este desafio, aproveitando a velocidade e o poder de luz para neutralizar as múltiplas ameaças.”

O sistema será testado ainda este ano (Foto: darpa.mil)

O sistema será testado ainda este ano (Foto: darpa.mil)

O comunicado acrescenta, no entanto, que o laser também pode ser utilizado para ataque: “sistemas de armas de laser adicional para fornecer capacidade de missões ofensivas, adicionando apontador preciso e reduzindo a probabilidade de danos colaterais”. Para que esta ideia futurista possa ser implementada na prática, a DARPA diz que a arma tem de ser reduzida em tamanho e peso em comparação às características atuais.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.