Curso de “Engenharia Sanitária e Ambiental” será ofertado pelo IFRN em 2020

janeiro 2, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Curso de “Engenharia Sanitária e Ambiental” será ofertado pelo IFRN em 2020

O IFRN dará início, em 2020, à oferta de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, na modalidade presencial. O curso será ofertado pela Diretoria de Recursos Naturais no Campus Natal-Central, e terá duração de 10 semestres. A turma inicial, confirmada para o primeiro semestre, irá ofertar 40 vagas, com seleção realizada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com previsão de abertura das inscrições em janeiro de 2020.

A carga horária total do curso é de 4.300 horas e a matriz curricular do curso está organizada em atividades da prática profissional que somarão uma carga horária mínima de 320 horas destinadas à Prática Profissional, dentre as quais 160 horas são dedicadas ao Estágio Curricular obrigatório, 120 horas ao Projeto Final de Curso, 40 horas às atividades complementares obrigatórias, além de 430 horas reservada a Atividades de Extensão, objetivando a integração entre teoria e prática, com base na interdisciplinaridade, nos quais resultam em documentos específicos de registro de cada atividade feita pelo estudante, sob o acompanhamento e supervisão de um orientador.

Sobre o curso

IFRN
Foto: Divulgação

O Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental busca enfrentar os desafios necessários para melhoria contínua da sustentabilidade, qualidade de vida e proteção do meio-ambiente. Atuando na elaboração de ações que promova eficiência econômica, qualidade social e a conservação dos recursos naturais.

O curso tem o objetivo de formar profissionais que desenvolvam tecnologias inovadoras para reutilização e adequação de produtos do setor produtivo, além de propor alternativas mais eficientes para a mitigação e controle dos impactos causados pelas atividades produtivas.

A atuação profissional está relacionada a consultoria e assessoria nos estudos ambientais e principalmente no monitoramento e controle sanitário e ambiental de empresas, serviços e indústrias em organismos públicos ou empresas privadas. Nos quais destacam-se órgãos ambientais e empresas concessionárias de serviços de saneamento como abastecimento público de água, coleta, tratamento, disposição final de esgotos, entre outros.