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Cupom de descontos: como aumentar as vendas do seu e-commerce através deles

Pesquisas indicam uma tendência de maior fechamento de vendas entre empresas que oferecem cupons de desconto. Veja a seguir como isso pode ajudá-lo a vender mais!

Se você é proprietário de uma loja virtual ou está pensando em abrir uma nova, provavelmente já deve ter ouvido falar na influência dos cupons de desconto no impulsionamento das vendas.

Afinal, todos gostamos de pagar mais barato em produtos e economizar na hora das compras, não é mesmo? Então, criamos o texto a seguir justamente para falar um pouco mais sobre como você pode utilizar os cupons de desconto no aumento das vendas da sua empresa na internet.

Portanto, para entender aprender aumentar as vendas do seu e-commerce de forma inteligente, na leitura do texto abaixo e fique por dentro de tudo que nós preparamos sobre o tema.

Conheça um pouco mais sobre a influência dos cupons de desconto nas vendas

Antes de ensinarmos as nossas dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce utilizando os cupons de desconto é interessante conhecer a influência que eles desempenham no bom andamento dos negócios.

Isso explicará porque a maioria das pessoas procura um site de descontos top antes de efetuar a compra.

Sendo assim, de forma simples, podemos dizer que os cupons de desconto impactam em cinco diferentes segmentos, são eles:

  • Atração de novos clientes;
  • Fidelização de clientes antigos; 
  • Estimula a compra compulsiva;
  • Aumenta as vendas no período de baixa; e
  • Ajuda na divulgação da marca.

Confira os detalhes abaixo:

Atração de novos clientes

Os cupons de desconto são ferramentas irresistíveis, capazes de se tornarem o incentivo que os clientes precisam para comprar no seu e-commerce. Pois, as pessoas tendem a se interessar por conhecer os seus produtos quando percebem que a sua loja oferece economia por meio dos cupons.

Fidelização de clientes antigos

Os cupons de desconto também são excelentes para fidelizar clientes antigos. Para tanto, é necessário disponibilizar descontos exclusivos para esses clientes, de modo que se sintam especiais e importantes para sua marca.

Estimula a compra compulsiva

Em geral, cupons de desconto possuem prazo limitado, de modo que estimulam a compra compulsiva, visto que o cliente saberá que ele está economizando ao aproveitar esta oferta.

Aumenta as vendas no período de baixa

Sabemos que existem períodos de baixa em qualquer segmento de negócio. Contudo, os cupons de desconto ajudam nesses períodos de desaceleração das vendas.

Dessa forma, você pode aumentar as suas vendas até mesmo nos períodos de baixo, utilizando-se de cupons estratégicos que irão chamar a atenção dos clientes e tornar as suas ofertas irresistíveis.

Ajuda na divulgação da marca

Quando se oferece cupons de desconto aos clientes, isso faz com que eles se sintam incentivados a divulgarem e compartilharem essas ofertas com seus familiares, amigos e demais pessoas de seu convívio.

Assim sendo, é uma ótima forma de fazer marketing espontâneo, sem a necessidade de pagar nada a mais por isso.

Como utilizar cupons de desconto para aumentar as vendas do seu e-commerce 

Agora que você já conhece o impacto dos cupons de desconto nas vendas do seu e-commerce, está na hora de aprender a utilizá-los para aumentar ainda mais esses números.

Por isso, preparamos algumas dicas práticas e estratégicas de como utilizar os cupons de desconto para aumentar as vendas do seu e-commerce. Veja cada uma delas a seguir:

1- Segmentação dos clientes 

Uma excelente forma de estimular as compras através dos cupons de desconto é a segmentação dos clientes. Em outras palavras, você precisa separá-los em diferentes grupos e oferecer cupons de desconto de acordo com as suas características.

Para entender melhor esse conceito, é possível oferecer cupons de desconto para novos clientes em sua primeira compra, cupons de desconto exclusivos para clientes recorrentes e cupons de desconto para aqueles que abandonaram itens no carrinho de compras.

Cada um deles ajudará no estímulo ao processo de compra e aumentará consideravelmente o número de pedidos efetuados.

2- Crie um senso de urgência nos clientes

Cupons com prazo de validade curto ou com quantidades limitadas podem criar um senso de urgência nos clientes, incentivando-os a aproveitar a oferta antes que ela acabe.

Assim sendo, imagine que você é dono de uma loja de móveis de luxo. Esse segmento geralmente costuma vender rápido, devido ao senso de urgência que os clientes possuem, fazendo com que eles tenham medo de perder os itens luxuosos oferecidos.

Nesse caso, é interessante oferecer um cupom de desconto para certo produto, como banquetas. Logo, além da pressa em não perder um item de luxo extremamente requisitado, os clientes também serão estimulados a comprarem devido ao excelente desconto do cupom.

Por isso, nas suas campanhas de divulgação, sempre ofereça descontos com um prazo razoável, que não seja nem tão curto nem tão longo. O ideal são cupons com pelo menos 10 dias de validade.

3- Ofereça cupons de desconto progressivo

Oferecer cupons de descontos progressivos conforme o valor da compra pode estimular os clientes a adicionarem mais produtos ao carrinho para alcançar o próximo nível de desconto.

Isso porque os descontos progressivos criam uma sensação de que quanto mais produtos comprar, mais vantajoso se tornará para o cliente.

4- Campanhas sazonais

Aproveite datas comemorativas, como Natal, Black Friday, Dia das Mães, entre outras, para criar campanhas com cupons de desconto temáticos. Dessa forma, isso pode atrair um grande número de clientes interessados em presentear ou aproveitar as ofertas especiais dessas datas.

5- Divulgação nas redes sociais

 Anuncie seus cupons de desconto nas redes sociais do seu e-commerce. Use imagens atrativas e chamadas que despertem o interesse dos seguidores em aproveitar a oferta.

6- Programa de indicação 

Por fim, crie um programa de indicação em que os clientes recebem cupons de desconto ao indicar amigos para comprar na sua loja. Assim, incentiva a indicação e ajuda na aquisição de novos clientes.

Conclusão

Oferecer cupons de desconto de maneira estratégica é uma das melhores formas de dar um upgrade nas vendas do seu e-commerce e melhorar consideravelmente os resultados do seu negócio. 

Sendo assim, como visto ao longo do texto, existem diversas formas de utilizá-los que vão desde a segmentação dos clientes até os programas de indicação.

Todavia, tenha em mente que é de extrema importância para garantir o sucesso das suas campanhas, conhecer bem o seu público-alvo e estar atualizado com as principais tendências do mercado, oferecendo cupons de desconto que realmente sejam capazes de despertar o interesse dos clientes.

Ademais, seja criativo, crie senso de urgência e ofereça vantagens exclusivas para os seus clientes, e logo você verá o aumento nas vendas do seu e-commerce através dos cupons de desconto!

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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