A TV Brasil estreia no dia 8 de dezembro, às 13h, a nova temporada do programa Samba na Gamboa, com uma importante mudança: a cantora e compositora Teresa Cristina assume a apresentação, substituindo Diogo Nogueira, que esteve à frente do programa por sete temporadas (2008-2018).
A nova temporada promete uma celebração da riqueza e diversidade da música brasileira, com um time de artistas consagrados e talentos emergentes. Entre os nomes confirmados estão grandes nomes do samba como Zeca Pagodinho (convidado do primeiro episódio), Áurea Martins, Dorina, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Nei Lopes, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neguinho da Beija-Flor, Nelson Rufino, Nilze Carvalho e Sombrinha. Além deles, o programa também contará com a participação de artistas da MPB, incluindo Adriana Calcanhotto, Fabiana Cozza, Hermínio Bello de Carvalho, Mônica Salmaso, Simone Mazzer e Zé Renato.
Teresa Cristina, em entrevista, expressou sua alegria e entusiasmo com a nova empreitada: “O Samba na Gamboa está de volta com toda glória, colorido e força. Os episódios certamente vão tocar o público de alguma forma. A gente conseguiu selecionar artistas que contemplam a música brasileira. Um programa transparente, honesto, sincero. E tenho certeza de que a família brasileira vai amar se reunir em torno de uma mesa, em um domingo, em um horário bem pertinho da hora do almoço para assistir. Então, é um programa que vai trazer muitas alegrias para o povo brasileiro”.
A escolha de Teresa Cristina para apresentar o programa reflete uma busca por maior representatividade na televisão pública brasileira. Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), explicou a decisão: “Quando a gente assume essa gestão no ano passado, está colocada no Brasil uma agenda de representatividade e de maior diversidade. E é a função da TV pública promover esse tipo de reflexão. O samba ainda é um espaço muito masculino. E o nosso desejo para ancorar o programa era trazer uma mulher negra que fosse do samba. A partir disso, chegamos até a Teresa Cristina, uma sambista negra, pesquisadora, extremamente culta, que conhece muito o samba. Que vive, respira e transpira samba”.
Além das apresentações musicais, o Samba na Gamboa também contará com séries especiais dedicadas a grandes nomes da música brasileira, incluindo homenagens póstumas a artistas como Aldir Blanc, Almir Guineto, Beth Carvalho, Candeia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Cardoso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monarco, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Reinaldo, Wilson Moreira e Zé Keti. Também serão celebrados os trabalhos de Arlindo Cruz, Chico Buarque e Paulinho da Viola.
Com 52 episódios, a nova temporada será exibida semanalmente aos domingos e gravada no charmoso Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. O palco, com cenário colorido, recria uma praça na Gamboa, bairro histórico da capital fluminense. A apresentadora destaca ainda a intenção de apresentar novos talentos: “Ao longo do programa, vocês vão reparar que a gente está entrevistando artistas que são conhecidos de todos nós, mas também outros nomes que estão na estrada há muito tempo, mas não tem espaço na mídia. O Brasil tem que conhecer um sambista chamado Bico Doce, que é da Mangueira, merece conhecer a história da Nilza Carvalho, sambista com 50 anos de carreira, além da Luísa Dionísio, da Marina Íris. E artistas como o Nego Alvaro, do Samba do Trabalhador, Mingo Silva, Moacyr Luz, Serginho Meriti”.
O conteúdo também estará disponível no aplicativo TV Brasil Play e no canal oficial do YouTube da emissora.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.