O Rio de Janeiro comemora o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, com três dias de desfiles de escolas de samba do Grupo Especial. A festa, que começou na sexta-feira (29), se estende até domingo (1º) na Cidade do Samba, na Gamboa. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Os portões abrem diariamente às 19h.
Segundo Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), “A data é muito importante para que a gente possa celebrar o Dia Nacional do Samba, um dia tão importante para nós, sambistas, com muita representatividade para todo mundo que vive carnaval o ano inteiro, que trabalha com o carnaval, para todos os sambistas como um todo. O evento é fundamental para que tenhamos, de fato, uma comemoração da importância de ser sambista” .
A programação inclui a participação de diversas escolas, com um desfile reduzido em comparação ao Carnaval. Cada agremiação terá 40 minutos para apresentar seu samba-enredo e seus principais segmentos: comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, passistas, algumas alas da comunidade, as baianas e a velha guarda.
Confira a programação completa:
- Sexta-feira (29): Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Mangueira. Abertura com o bloco Cacique de Ramos e encerramento com o cantor Belo.
- Sábado (30): Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel. Abertura com o Terreiro de Crioulo e encerramento com o grupo Samba da Volta.
- Domingo (1º): Mocidade Independente, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela. Apresentação do cantor e compositor Jorge Aragão.
Este é o quarto ano que o evento acontece na Cidade do Samba, mas a primeira vez com duração de três dias e entrada solidária. David destaca que: “Tanto os amantes de carnaval e torcedores das escolas, quanto os dirigentes e os artistas já esperam este evento ao longo dos anos, e ele vem crescendo muito. A expectativa e a procura já era grande e, por isso, a gente vem elevando o nível em cada ano que passa, mantendo-o como evento popular de suma importância para a comemoração oficial do Dia Nacional do Samba”. Ele também afirma que “É a primeira vez que ocorre por três dias e que tem entrada solidária com 1 kg de alimento, que não tem ingresso sendo cobrado. A gente espera que isso gere um impacto popular maior porque a qualidade do evento tem evoluído muito ao longo desses quatro anos. Tenho certeza de que vai ser um evento mais bem estruturado, com maior número de pessoas e com várias surpresas interessantes”
Para mais informações sobre a Liesa, acesse o site Liesa. Para informações sobre o calendário de ensaios técnicos das escolas de samba, consulte o documento oficial disponível em Calendário de Ensaios Técnicos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.