Tecnologia

Cuidado: links maliciosos no Facebook podem ter controle da sua conta

De acordo com o Facebook, oito em cada dez brasileiros estão na rede social, sendo mais de 99 milhões de usuários ativos mensalmente na plataforma. Esse número tão expressivo de usuários atrai a atenção de hackers para ataques, principalmente, por meio de links disseminados em notificações. O mais recente deles solicita a instalação do plug-in malicioso “The player”.

Nesse ataque, o phishing (link que “pesca” informações do usuário) funciona a partir de duas etapas: na primeira, um trojan (programa malicioso) é baixado e instalado como extensão maliciosa no navegador Chrome. Na segunda etapa, ao acessar o Facebook utilizando o browser comprometido, o controle da conta é tomado e a propagação do vírus é iniciada.

No momento em que o usuário clica sobre a notificação, enviada por um amigo pelo Facebook, a URL direciona para um download de player. Ao realizar o download o usuário fica infectado, os dados armazenados ficam vulneráveis e novas notificações com o link da contaminação são distribuídas pela rede de contato.

Na versão mobile do vírus, o usuário é direcionado a páginas que solicitam a instalação de aplicativos fora da Google Play ou preenchimento de cadastros que futuramente geram prejuízo financeiro.

Para evitar este tipo de contaminação, especialistas da PSafe dão algumas dicas:

Tenha um antivírus instalado

O usuário deve sempre seguir as instruções básicas para proteção dos dados, mas o antivírus instalado no celular funcionará como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos. Com um app como o PSafe Total, por exemplo, o usuário de smartphone receberá um alerta caso esteja fazendo uma instalação duvidosa ou link malicioso. Há também diversos antivírus para computador que o usuário pode instalar para se proteger também no desktop.

Navegue com atenção

Às vezes, a correria do dia-a-dia não permite que se perceba uma alteração numa página. Por isso, é importante ficar atento a qualquer comportamento estranho. Desconfie sempre de links recebidos por e-mails, Facebook Messenger, WhatsApp, SMS ou outros que pedem informações confidenciais para autenticação ou que se propagam entre grupos de amigos. Além disso, fique alerta aos links nos quais o navegador apresente a mensagem de certificado inválido ou vencido ou que solicite a instalação de plug-ins, mesmo que seja um site que normalmente acessa.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, desconfie de downloads sugeridos para melhorar ferramentas que já funcionam com facilidade, como o próprio Facebook ou YouTube, e evite baixar arquivos de fontes desconhecidas, via links em notificações. Se você recebeu mensagens de um amigo infectado, evite a proliferação e informe sobre o phishing para que ele possa remover o vírus do Facebook.

Exclua o programa

No celular: O usuário deve desinstalar o aplicativo malicioso e instalar um antivírus. Caso tenha se cadastrado em algum programa pago de SMS, entre em contato com a operadora para cancelar o falso serviço.

No computador: O processo é similar ao de remoção de uma extensão do navegador Chrome. Clique no botão de “menu”, no canto superior direito, e depois em “configurações”. Em seguida, clique no item “Extensões”, no menu lateral, e identifique a extensão maliciosa. Clique na lixeira da extensão instalada e delete.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.