Destaques, Futebol Internacional

Cristiano Ronaldo nunca será melhor jogador da história do futebol

Cristiano Ronaldo
Foto: Facebook / Real Madrid

Torcedor, o atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid e da Seleção de Portugal, é o cara do ano no futebol mundial. Aliás, ele é o cara desse e dos anos anteriores. Indiscutível. O cara ganhou tudo que disputou e cravou recordes pessoais incríveis.

Em entrevista concedida à revista francesa France Football, responsável pela entrega da Bola de Ouro ao melhor jogador da temporada, CR7 declarou ser ele o melhor jogador de futebol da história do esporte.

É óbvio que a declaração do Guapo foi no mínimo infeliz e, não somente porque há registros na história do futebol de, pelo menos, uma dezena de jogadores que o colocaria no bolso, mas porque a declaração dada à revista francesa revela a total falta da principal virtude de um grande campeão em Cristiano, a humildade.

A humildade é ingrediente insubstituível na fórmula que molda os grandes. Cristiano Ronaldo não a tem.

Além disso, não dá para dizer quem é o melhor da história no futebol. O esporte é complexo e a paixão que o cerca deixa qualquer número frio, sem importância em comparações e, sendo assim, não há como definir com exatidão qual jogador foi ou é o melhor da história. O mesmo vale para os times e seleções.

Dois exemplos em forma de perguntas: a Seleção Brasileira de 1994 é melhor que a Seleção de 1982? Quem viu as duas jogar vai cravar sem titubear: o time comandado por Telê Santana na Copa da Espanha foi muito superior ao escrete de 1994. Porém, foi o time de Romário e Bebeto que levantou a Copa.

Outra: esqueça por um instante o clubismo, a paixão pelo seu time e se atente apenas nas qualidades técnicas para responder a próxima pergunta: Quem jogou mais futebol Zico ou Cristiano Ronaldo? Zico foi um jogador extraordinário, com qualidades muito superiores as do CR7, mas os números estão a favor do português. Entendeu? É injusto comparar jogadores apenas com números. CR7 pode conquistar 30 bolas de ouro e, mesmo assim, não será melhor que Zico.

Cristiano Ronaldo nunca será o melhor jogador da história do futebol. Ele não poderá nunca ser comparado com Pelé, Maradona, Rivelino, Johan Cruyff, Piola, Klinsmann, Garrincha, Krol, Meazza, Kempes, Nilton Santos, Baresi, Batistuta, Elzébio, Di Stéfano, Mazzola, Van Basten, Ronaldo, Klose…

Do Portal N10 com o programa Frequência Esportiva*

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.