Notícias

Criado com o lema da “ética e honestidade”, PT acumula condenados por corrupção

“Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil. Xô, corrupção. Uma campanha do PT e do povo brasileiro.” Essa frase fez parte de uma propaganda política veiculada, em 2002, pelo Partido dos Trabalhadores, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O PT que naquele ano lançaria o ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto decidiu usar ratos para acusar os governantes da época de corrupção. Na peça publicitária, os animais roíam a bandeira do Brasil e depois a levavam para um buraco. A campanha foi intitulada de “Xô, Corrupção!”.

Hoje, 16 anos depois, o Brasil vive outra vez um ano eleitoral. Mas, agora, o discurso da ética e da honestidade usado pelo PT em 2002, pode ser a maior arma dos adversários do partido que governou o país por mais de uma década.

Na próxima quarta-feira (24), a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre-RS decidirá se mantém, ou não, a sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou, em 2017, o ex-presidente a pouco mais de nove anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso que ficou conhecido como “tríplex do Guarujá”.

Com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite o cumprimento das penas após uma decisão colegiada, Lula, se for condenado, será enquadrado na Lei da Ficha Limpa ficando impedido de concorrer a qualquer cargo público.

Caso isso aconteça, o cientista político e professor da Universidade de Brasília, Ricardo Caldas, avalia que todo o discurso construído pelo PT desde a fundação, em 1980, em nome da ética e da honestidade estará comprometido.

“Nesse cenário, havendo uma condenação, não há duvida que a principal bandeira do partido dos trabalhadores inicialmente, que era a ética, ela fica comprometida.”

Ainda de acordo com Ricardo Caldas, o surgimento de casos de corrupção nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff causaram danos tanto à imagem da sigla, como a dos ex-presidentes.

“Foram tantos os fatos noticiados, tanto em relação à gestão do ex-presidente Lula, quanto à gestão da ex-presidente Dilma, associados por exemplo, a questão da Petrobrás, que fica muito difícil argumentar que não aconteceu nada, ou que a ex-presidente e o ex-presidente não sabiam de nada”.

Os principais escândalos, conhecidos como “mensalão” e “petrolão” levaram a condenação de ao menos nove petistas, contando os julgamentos em primeira, segunda e terceira instância. No mensalão, a Justiça considerou culpados o ex-presidente do PT, José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT), o operador do esquema de mesada, o empresário e publicitário, Marcos Valério, além do ex-ministro José Dirceu, que também foi condenado no caso do Petrolão. Junto do ex-ministro e de Lula, que foi sentenciado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, foram condenados no Petrolão, o ex-deputado federal André Vargas (PT-PR), os ex-tesoureiros petistas Delubio Soares e João Vacari Neto, além do marqueteiro João Sanatana.

Na quarta-feira, a decisão dos três desembargadores que compõem a 8ª Turma do TRF-4 poderá ratificar, ou não, o nome do ex-presidente Lula na lista de petistas condenados pela Justiça brasileira.

Reportagem: João Paulo Machado (Rádio Mais)*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.