Cresce o número de vendas de carros nacionais e importados no ano 2018

Cresce o número de vendas de carros nacionais e importados no ano 2018

abril 10, 2018 0 Por Gustavo Fonseca

Apenas no início de 2018, as vendas de automóveis nacionais e importados superaram os maiores recordes registrados desde ano de 2015.

De acordo com um levantamento feito pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), apenas nos primeiros três meses do ano de 2018, mais de 545,5 mil veículos foram emplacados no Brasil. Esse número mostra um crescimento de vendas de 15,6% nos segmentos de carros de passeio, carros comerciais leves, ônibus e caminhões.

Com as maiores facilidades disponíveis esse ano para compra de veículos importados, a prospecção de crescimento nesse segmento era de 11,8%, no entanto, o resultado obtido foi bem maior.

Apenas no mês de março a alta foi de 9,6%, quando comparado com o mesmo mês no ano de 2017. No total foram vendidos 207,3 mil veículos. Quando comparada com as vendas do mês anterior, fevereiro desse mesmo ano, o crescimento desse mercado é de 32,2%.

A importação também teve um aumento considerável

A importação de veículos também conta com um aumento muito bom.

Com a retirada do programa Inovar Auto, que era responsável por sobretaxar automóveis importados que não eram da região Mercosul e México, o aumento no número de importações era inevitável.

De acordo com informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, apenas nesse primeiro trimestre foram importados para o Brasil 50.876 automóveis de passageiros, 16.534 a mais que no mesmo período do ano passado. Logo, isso mostra um aumento de 48% nas vendas de importados.

Quando traduzidos em valores, esses números somam US$ 922 milhões dólares para veículos de passageiros, apenas nos três primeiros meses de 2018, um total de US$ 382 milhões de dólares a mais que no ano anterior, ou seja, um aumento de 76%.

Apesar do aumento nas importações de veículos neste primeiro trimestre, o governo nacional acredita que esse crescimento é salutar, visto que grande parte das unidades importadas é destinada a usos em produções.

Segmentos com maior crescimento

Dentre todos os segmentos de veículos observados, o que teve um maior crescimento foi o de carros de passeio e veículos leves, que normalmente já representam mais de 90% de todo o mercado. O aumento nesse segmento chegou a 8,8% apenas no mês de março, em comparação com o mesmo mês no ano passado.

Em relação aos veículos considerados pesados, o número de emplacamentos no mês de março de caminhões atingiu a marca de 5,9 mil veículos, um crescimento de 44,8% em relação ao ano anterior.

Já os ônibus chegaram à marca de 1,3 mil unidades comercializadas apenas no mês de março, um aumento de 11,9% em relação ao ano de 2017, e de 17,9% quando comparado com o mês de fevereiro deste ano.

O mercado de seguro de automóveis também espera um crescimento, visto que, com uma maior frota de veículos nas ruas, a procura pelo serviço também tende a subir, considerando que trafegar sem um seguro nos dias atuais é extremamente arriscado.