Notícias

Covid-19: testagem rápida acontece até a próxima sexta na Arena das Dunas

A prefeitura do Natal iniciou nesta terça-feira, dia 16 de junho, a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, que apresentaram sintomas nos últimos sete dias. Os exames estão sendo coletados no estacionamento interno da Arena das Dunas no sistema de drive-thru.

Na primeira hora da ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram feitas 40 coletas. Ao todo, serão realizados 900 exames diariamente, com a testagem rápida acontecendo na Arena até a próxima sexta-feira (19).

O acesso dos carros acontece pelo Portão P1. Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. O paciente pode esperar pelo resultado no local ou, se preferir, pode verificar na internet pelo site: www.biomega.lisnet.com.br.

O casal Luiz José Dantas e Germina Dantas mora no Conjunto Santa Catarina e foi um dos primeiros a passar pelo teste. Os dois têm 68 anos e resolveram esperar o resultado no local, ficando aliviados ao receber a notícia de que não foram infectados pelo coronavírus: “A gente, que é do grupo de risco, fica sempre preocupado. Graças a Deus, os nossos testes deram negativos. Estava mais apreensivo por conta da minha esposa, que apresentou alguns sintomas, mas felizmente nada foi detectado. Agora, seguiremos cumprindo as recomendações de recolhimento domiciliar e só saindo de casa em extrema necessidade”, destacou Luiz.

Covid-19 testagem rápida acontece até a próxima sexta na Arena das Dunas

A aposentada Maria Neves, 81, também foi realizar o teste rápido e aprovou a iniciativa. Ao lado da sobrinha, irmã e cunhado, receberam o atendimento dentro do carro, de forma rápida e eficiente: “Foi tudo muito ligeiro, seguro e indolor. Essa é uma ação muito importante. A doença tem se alastrado e precisamos proteger, sobretudo, os mais frágeis. Estou em casa desde o início das medidas de isolamento social e, se Deus quiser, o meu teste será negativo”, detalhou.

Natal fará testagem rápida de Covid-19 na modalidade drive thru

Os testes rápidos realizados têm uma eficiência de 75% no resultado. Para ampliar essa eficácia, a SMS recomenda que só faça o exame quem tiver pelo menos sete dias de sintomas (desde o início da apresentação do quadro), e mais três dias totalmente assintomático, totalizando no mínimo dez dias. Essa testagem tem o valor epidemiológico e não se destina aos pacientes que ainda estão sintomáticos ou que nunca tiveram sintomas.

“Adotamos essa estratégia para oferecer mais proteção e cuidado aos cidadãos acima de 60 anos, que representam 80% dos óbitos registrados em Natal. O paciente que testa positivo aqui é encaminhado diretamente a uma de nossas unidades de saúde para receber atendimento médico e orientação quanto ao tratamento. A nossa rede está equipada e preparada para oferecer o melhor para o natalense. Não estamos medindo esforços para controlar a pandemia no município”, destacou a secretária adjunta da SMS, Rayanne Araújo.

A testagem rápida conta com a presença de equipes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e demais órgãos.

Zona Norte de Natal

Depois da Arena das Dunas, a testagem rápida será levada à zona Norte da capital potiguar. O estacionamento do Ginásio Nélio Dias receberá a mesma estrutura a partir da próxima terça-feira, dia 23 de junho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas! Descubra por que é melhor evitar café preto na dieta das crianças! Importante: o sono ruim tem um impacto direto nas suas emoções!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.