Covid-19: novo estudo recomenda fechar a tampa do vaso sanitário ao dar descarga

junho 17, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Covid-19: novo estudo recomenda fechar a tampa do vaso sanitário ao dar descarga

Sabemos que, para evitar ser contaminado pelo novo coronavírus (Covid-19), é melhor não frequentar espaços fechados com muitas pessoas, lavar as mãos com frequência e usar máscara caso seja necessário sair. Além dessas três recomendações, você pode adicionar uma quarta a sua rotina diária: fechar a tampa do vaso sanitário quando puxar a descarga.

Um recente estudo publicado na revista Physics of Fluids encontrou uma possível nova rota de contágio. Os autores da pesquisa se dedicaram a estudar o que acontece quando puxamos a descarga em um vaso sanitário e, para isso, realizaram simulações computadorizadas da dinâmica de fluidos. O resultado? Os dois tipos de banheiros estudados expelem partículas em aerossol no ar logo após acionada a descarga.

Entre 40 e 60% dessas partículas atingem uma altura de até um metro e se espalham no ar, flutuando até um minuto após a descarga ter sido acionada.

O que isso tem a ver com o coronavírus? Se o fato de respirar partículas de água com fezes não é nojento o suficiente, aqui está um fato: a presença de coronavírus nas fezes é uma manifestação comum em pacientes infectados com a Covid-19.

Em outras palavras, se você utilizar um banheiro público, pelo qual uma pessoa doente já passou antes, você pode ter vestígios do vírus na água do banheiro, e as partículas com esses vírus podem ser liberadas no ar quando você aciona a descarga. Por isso, tenha bastante cuidado ao utilizar o banheiro no ambiente de trabalho, por exemplo.

É importante destacar que os pesquisadores não fizeram testes concretos com o vírus. Tudo o que eles fizeram foi verificar, da perspectiva da mecânica dos fluidos, que os banheiros emitem partículas de água no ar na forma de um aerossol.

Não é a primeira vez que esse cenário é teorizado. Durante a pandemia de SARS em 2002-2003, houve um surto da doença que afetou 300 pessoas no mesmo prédio. Os pesquisadores acreditam que o vírus possa ter vindo de um único paciente, e que o sistema de tubulação do edifício ajudou a espalhar o patógeno através do ar.

Você pode ser infectado ao dar descarga no vaso sanitário onde uma pessoa doente fez recentemente suas necessidades? O estudo não tem nada de concreto até o momento, mas seus autores recomendam um gesto muito simples: fechar a tampa do vaso sanitário antes de acionar a descarga. Claro, eles também recomendam lavar as mãos imediatamente após fazer suas necessidades… mas isso é algo que você faz normalmente, certo?