Destaques, Dicas de Saúde

Costuma tomar Omeprazol? Estudo confirma os perigos dessa pílula

Sabe o Omeprazol, aquele remédio indicado para gastrite e úlcera gástrica porque reduz a acidez do estômago? Pois bem, um estudo realizado por universitários do University College de Londres (UCL) e da Universidade de Hong Kong afirma que o uso prolongado deste medicamento pode causar câncer de estômago.

Descoberta

O estudo descobriu que uma série de pacientes, ao aumentar a dose de Omeprazol, ampliaram o risco de câncer de estômago, apesar do medicamento ter eliminado a bactéria Helicobacter pylori, uma das responsáveis ​​pelo seu surgimento.

Um dos autores da pesquisa, o professor Ian Wong da Escola de Farmácia UCL, garante que o “inibidores da bomba de prótons (IBP) são um importante tratamento contra a infecção por Helicobacter pylori e possuem um bom histórico de segurança para uso a curto prazo. No entanto, deve ser evitado o uso desnecessário a longo prazo”.

Outras pesquisas concluíram que o uso a longo prazo traz vários efeitos indesejáveis, como pneumonia, infarto do miocárdio e osteoporose. Estudos publicados anteriormente já haviam demonstrado associação entre o uso de inibidores da bomba de prótons e o aparecimento de câncer de estômago, mas não levaram em conta a bactéria Helicobacter pylori.

Para realizar o estudo mais recente, os pesquisadores compararam o uso de IBP com outras drogas – chamadas de histamina H2 – em 63.397 adultos entre 2003 e 2012. Durante esses anos, 5% dos pacientes tomaram IBPs por três anos e o restante tomou histamina H2. O último teve um desenvolvimento de 0,24% na incidência de câncer, enquanto aqueles que tomaram IPPs dobraram, ou seja, 2,44%.

O tempo no início da terapia com estes medicamentos e o desenvolvimento do câncer de estômago foi de aproximadamente 5 anos ou menos. Deve notar-se que o uso mais frequente foi associado a um maior risco de sofrer deste tipo de câncer. Isso significa que aqueles que consumiram todos os dias tiveram um risco de 4,55 maior do que aqueles que tomaram omeprazol uma vez por semana.


Lembre-se: antes de começar a consumir qualquer tipo de medicação contra azia, é melhor ir ao médico para saber qual é a melhor opção no seu caso.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.