Notícias

Cosern troca latinhas de alumínio por desconto na fatura

Ação acontece em Natal, Parnamirim, Várzea, João Câmara, Ceará Mirim, São Tomé, Rio do Fogo e Montanhas

O projeto Vale Luz, que troca resíduos sólidos recicláveis por descontos na conta de luz, lançou uma novidade: a partir de agora, dez latas de alumínio de 350 ml podem ser trocadas por 1 Real de desconto na conta de luz em cinco pontos de coleta em Natal e um em Parnamirim (confira endereços e dias da semana das tendas abaixo) e no interior do estado nas ações itinerantes porta a porta que vão ser realizadas até o final de outubro em Várzea, João Câmara, Ceará Mirim, São Tomé, Rio do Fogo e Montanhas (confira calendário abaixo).

Nesse período em que estamos saindo de uma pandemia, a novidade é extremamente apropriada para ajudar na redução do valor da conta e fomentar ações de sustentabilidade como dar destino certo a resíduos recicláveis“, ressalta a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

Utilizando as Merrecas (moeda do projeto Vale Luz), o cliente terá acesso ao desconto. Latas pequenas de até 328 ml valem 0,75 Merrecas, latas médias de 330 a 471 ml valem 1 Merreca e latas acima de 472 ml, 1,25 Merrecas por unidade. O valor da Merreca varia mensalmente, de acordo com o preço do alumínio praticado na indústria de reciclagem. No mês de outubro, uma lata vale 10 centavos.

Sobre o projeto Vale Luz

Desde que foi lançado, em 2013, o Vale Luz, que é um projeto do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Aneel, já beneficiou 6.701 famílias potiguares com descontos que já passam de R$ 243 mil. No total, foram recolhidas mais de 872 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em oito anos.

São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, baldes, mesas plásticas, latas de refrigerantes e outros produtos alimentícios. Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente, resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros.

Os consumidores podem deixar o material e fazer o cadastro em tendas itinerantes que atendem a população em cinco bairros de Natal e um de Parnamirim e na versão de porta a porta, que já realizou atendimento em 32 municípios no interior (é possível acompanhar a programação no site da distribuidora). Além disso, o Vale luz atende 22 condomínios residenciais e os resíduos coletados nestes locais geram bonificação para conta contrato do próprio condomínio.

De janeiro a setembro deste ano, o projeto já coletou 138 toneladas de resíduos sólidos recicláveis e concedeu cerca de R$ 30,7 mil em descontos nas faturas de energia elétrica de 795 clientes da distribuidora.

Pontos de coleta, sempre das 9h às 14h:

Segunda-feira

  • Mãe Luiza (Centro Sócio Pastoral Nsra. da Conceição, R João XXIII, S/N)

Terça-feira

  • Potengi (Conjunto Santa Catarina, Av Florianópolis)

Quarta-feira

  • Santos Reis, PARNAMIRIM (Supermercado Bom Dia, R. Sadi Mendes, 1060);

Quinta-feira

  • Quintas (Supermercado Riograndense, R Pedro Nóvoa, 249);

Sexta-feira

  • Planalto (Igreja católica do Beato Ambrósio Francisco Ferro, R. Mira Mangue, 91).

Sábado

  • Candelária (Carrefour Zona Sul);

Confirma a agenda da ação porta a porta do Vale Luz no interior até o final de outubro

  • Até 16: João Câmara e Várzea;
  • De 18 a 23: Ceará Mirim e São Tomé;
  • De 25 a 30: Rio do Fogo e Montanhas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.