Cosern inaugura Subestação Elétrica Major Sales

Cosern inaugura Subestação Elétrica Major Sales

fevereiro 22, 2021 0 Por Rafael Nicácio

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) inaugurou a Subestação Elétrica Major Sales, na Região do Alto Oeste, totalizando agora 72 centrais de distribuição desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis.

Ao entrar em operação na semana passada, a nova Subestação ampliou a oferta de energia para 35 mil potiguares nos municípios de Major Sales, Tenente Ananias, Luís Gomes, Paraná e José da Penha, reforçando o sistema elétrico de uma região importante para a agricultura, pecuária e laticínios do estado.

Para o diretor presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a inauguração da subestação Major Sales reforça o compromisso da concessionária com os potiguares na prestação de bons serviços.

“A entrega desta nova Subestação é mais uma evidência de que a empresa vem mantendo seus níveis de investimentos, apesar de todas as condições adversas, resultando em indicadores de qualidade do fornecimento de energia continuamente melhores em todo o Estado”, disse Márcio Caires.

Ao longo de 2020, a Cosern investiu R$ 359 milhões no sistema elétrico do Rio Grande do Norte em projetos de expansão, renovação de ativos e na automação e digitalização da rede, reforçando a confiabilidade do sistema elétrico em todo estado. Esse valor representa um aumento de 10% nos investimentos em relação a 2019.

Entre os destaques dos investimentos da Cosern em 2020, a inauguração em julho da Subestação Itajá, na região Central, ampliando a oferta de energia para 100 mil potiguares em Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Angicos e Assú. Em dezembro, a Cosern inaugurou a Subestação Jandaíra, na Região do Mato Grande, beneficiando 50 mil potiguares nos municípios de Jandaíra, Galinhos, Caiçara do Norte e João Câmara.

Informações técnicas

Cosern inaugura Subestação Elétrica Major Sales

A Subestação Major Major Sales é atendida por uma linha de transmissão em 69 kV com 02 quilômetros de extensão (seccionada a partir da linha de transmissão entre Icó, no Ceará, e Marcelino Vieira), tem 04 novos alimentadores (circuitos de média tensão) e 01 transformador com capacidade instalada de 10/12,5 MVA, além de outros equipamentos de alta tecnologia.

Todas as 72 subestações elétricas da Cosern espalhadas pelo estado são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento on-line e à distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado de forma online e em tempo real pelo Centro de Operação Integrada (COI) da Cosern, situado em Natal, que faz a gestão das subestações e da rede de distribuição em todo o estado.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!