Notícias

Cosern inaugura Subestação Elétrica Major Sales

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) inaugurou a Subestação Elétrica Major Sales, na Região do Alto Oeste, totalizando agora 72 centrais de distribuição desse tipo em todo estado – além de mais três subestações móveis.

Ao entrar em operação na semana passada, a nova Subestação ampliou a oferta de energia para 35 mil potiguares nos municípios de Major Sales, Tenente Ananias, Luís Gomes, Paraná e José da Penha, reforçando o sistema elétrico de uma região importante para a agricultura, pecuária e laticínios do estado.

Para o diretor presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a inauguração da subestação Major Sales reforça o compromisso da concessionária com os potiguares na prestação de bons serviços.

“A entrega desta nova Subestação é mais uma evidência de que a empresa vem mantendo seus níveis de investimentos, apesar de todas as condições adversas, resultando em indicadores de qualidade do fornecimento de energia continuamente melhores em todo o Estado”, disse Márcio Caires.

Ao longo de 2020, a Cosern investiu R$ 359 milhões no sistema elétrico do Rio Grande do Norte em projetos de expansão, renovação de ativos e na automação e digitalização da rede, reforçando a confiabilidade do sistema elétrico em todo estado. Esse valor representa um aumento de 10% nos investimentos em relação a 2019.

Entre os destaques dos investimentos da Cosern em 2020, a inauguração em julho da Subestação Itajá, na região Central, ampliando a oferta de energia para 100 mil potiguares em Itajá, Ipanguaçu, São Rafael, Angicos e Assú. Em dezembro, a Cosern inaugurou a Subestação Jandaíra, na Região do Mato Grande, beneficiando 50 mil potiguares nos municípios de Jandaíra, Galinhos, Caiçara do Norte e João Câmara.

Informações técnicas

Cosern inaugura Subestação Elétrica Major Sales

A Subestação Major Major Sales é atendida por uma linha de transmissão em 69 kV com 02 quilômetros de extensão (seccionada a partir da linha de transmissão entre Icó, no Ceará, e Marcelino Vieira), tem 04 novos alimentadores (circuitos de média tensão) e 01 transformador com capacidade instalada de 10/12,5 MVA, além de outros equipamentos de alta tecnologia.

Todas as 72 subestações elétricas da Cosern espalhadas pelo estado são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento on-line e à distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado de forma online e em tempo real pelo Centro de Operação Integrada (COI) da Cosern, situado em Natal, que faz a gestão das subestações e da rede de distribuição em todo o estado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.