Cosern amplia rede elétrica em Apodi

setembro 9, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Cosern amplia rede elétrica em Apodi

A Cosern intensificou o trabalho de expansão e modernização da rede elétrica no município de Apodi, na região do Alto Oeste, com a construção de 13 novos quilômetros de rede elétrica e a substituição de 05 quilômetros de fios e cabos antigos por novos, mais modernos e de melhor convivência com árvores, no Centro e no Povoado Soledade.

No povoado está localizado o Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. O Lajedo é uma área de 02 quilômetros quadrados de rocha calcária que sofreu a erosão da água das chuvas, abrindo um mini cânion com cavernas e fendas onde estão gravadas pinturas rupestres que chegam a receber 700 visitantes por mês.

Com a obra, executada cumprindo todos os protocolos de segurança e prevenção à COVID-19, cerca de 42 mil consumidores foram beneficiados com o reforço na segurança e na confiabilidade do sistema em Apodi e no município vizinho de Felipe Guerra – que passou a contar com mais uma opção de fornecimento em caso de urgência com o novo trecho construído.

A rede elétrica de Apodi também recebeu 08 novos equipamentos telecomandados e novos esquemas de “Self Healing” (reconfiguração automática, em tradução livre), uma nova tecnologia aplicada aos equipamentos telecomandados da rede de distribuição da Cosern.

O “Self Healing” identifica, em segundos, possíveis defeitos na rede elétrica em ambos os sentidos, reconfigura a rede automaticamente através de chaveamento de outros equipamentos e diminui o tempo de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica para os clientes.