Notícias

Coreia do Norte lança 4 mísseis no mar do Japão

(ANSA) – A Coreia do Norte lançou neste domingo (6) quatro mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão, segundo informou os governos do Japão e da Coreia do Sul. O lançamento aconteceu às 7h36, horário local, de Dongchang-ri, na costa noroeste da Coreia do Norte, e foi em direção ao Mar do Leste, segundo a agência de notícias “Yonhap”, que citou fontes do exército da Coreia do Sul.

De acordo com o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, três dos quatro projéteis caíram na Zona Econômica Especial (ZEE), espaço que se estende cerca de 370 quilômetros a partir da costa japonesa. Na última sexta-feira (3), a Coreia do Norte já havia ameaçado, através de seu jornal estatal “Rodong Sinmun”, que realizaria novos testes de mísseis em resposta a exercícios, que Pyongyang considera um ensaio para invadir seu território.

“Os lançamentos claramente mostram que a ameaça norte-coreana alcançou uma nova dimensão”, disse perante o parlamento o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que considerou estes testes como “uma provocação muito séria” para a segurança nacional. Nesta segunda-feira (6), a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão iniciaram uma coordenação de emergência em resposta aos mísseis lançados. O chefe da Segurança Nacional sul-coreana, Kim Kwan-jin, teve uma conversa telefônica com o homólogo norte-americano H. R. McMaster, a fim de avaliar uma resposta comum sobre o caso.

Segundo a Yonhap, o objetivo “é reforçar a cooperação com os aliados para reforçar as sanções e exercer mais pressão sobre a Coreia do Norte”. Em 12 de fevereiro, a Coreia do Norte já havia feito um lançamento. Este é o segundo desde que o líder, Kim Jong-um anunciou em sua mensagem de Ano Novo que Pyongyang estava finalizando o desenvolvimento de um ICBM, uma arma que poderia atingir os EUA, no futuro.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália (Farnesina) “condenou”, em nota, o lançamento dos mísseis. “Os testes de mísseis repetidos e o desenvolvimento de um arenal nuclear constituem uma ameaça à paz e segurança internacionais e é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança”. “A Coreia do Norte deve abandonar o desenvolvimento de um arsenal nuclear de mísseis e parar de desafiar a comunidade internacional. A Itália está pronta para contribuir para uma resposta firme e unida da comunidade internacional”, concluiu a Farnesina.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.