Notícias

Coreia do Sul afirma que Kim Jong-un ‘está vivo e bem’

(ANSA) – Após mais um fim de semana com rumores sobre uma possível morte do ditador norte-coreano Kim Jong-un, a Coreia do Sul informou que o líder do país vizinho está “vivo e bem” nesta segunda-feira (27).

Segundo o porta-voz da Presidência em Seul, Moon Chung-in, a “posição do nosso governo continua firme” na informação de que nada mudou no poder em Pyongyang. Poucas horas depois, a mesma fala foi adotada pelo porta-voz do Ministério da Unificação, Cho Hey-sil, que é o responsável por repassar as notícias sobre as negociações com os vizinhos do Norte.

“Não temos nada para confirmar no mérito das especulações sobre a saúde do líder Kim Jong-un. De toda maneira, a nossa linha é de que não há atualmente uma atividade incomum na Coreia do Norte, como disse o Conselho de Segurança Nacional, e é ainda válido nesse momento”, ressaltou Cho Hey-sil.

A mesma postura foi adotada pelo governo da China, o principal aliado do regime norte-coreano em termos econômicos. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pequim, Geng Shuang, respondeu a um jornalista que o questionou sobre as informações da mídia norte-americana sobre o estado de saúde do ditador.

“Não temos nenhuma informação para dar”, se limitou a dizer o representante. Sobre a equipe médica enviada pela China ao país, o que levantou suspeitas de que os chineses foram auxiliar no suposto tratamento de Kim, Shuang informou que os profissionais foram enviados, juntamente com testes, para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) “em caso de uma necessidade futura”.

O governo de Pyongyang, no entanto, diz que a Coreia do Norte não tem nenhum caso da doença.

Há cerca de duas semanas, a mídia norte-americana relatou, citando fontes da Inteligência de Washington, que Kim Jong-un estaria entre a vida e a morte após passar por uma cirurgia no dia 12 de abril. Alguns portais, inclusive, chegaram a noticiar uma possível morte do ditador.

Os rumores aumentaram depois que o chefe do governo do país não participou, pela primeira vez, das celebrações pelo nascimento de seu avô Kim II-Sung no dia 15 de abril e também não fez mais nenhuma aparição pública.

No entanto, nesta segunda-feira, o jornal “Rodong Sinmun” e a TV estatal “KCTV” veicularam uma notícia de que o ditador agradecia aos trabalhadores que construíram o complexo turístico de Wonsan-Kalma, um resort de luxo indicado como a provável localização do líder.

“O supremo líder Kim Jong-un expressou sua satisfação a todos os trabalhadores que dedicaram a si mesmos na construção da área turística de Wonsan-Kalma”, dizia a nota replicada por ambos os veículos de comunicação governamentais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.