Destaques, Mundo

Coreia do Norte realiza teste com bomba de hidrogênio

Coreia-do-Norte
Foto: Divulgação/KCNA

A Coreia do Norte anunciou neste domingo (3) que realizou um teste com uma bomba de hidrogênio. De acordo com Pyongyang, seu teste nuclear foi um “completo sucesso”. Autoridades norte-coreanas disseram que a bomba h foi projetada para ser transportada por ICBMs (míssil balístico intercontinental que possui um alcance extremamente elevado – maior que 5 500 km ou 3 500 milhas -, normalmente desenvolvido para carregar armas nucleares).

De acordo com a KCNA, os cientistas norte-coreanos “têm renovado o desempenho técnico [arma] para um nível superior ultramoderno, com base nos sucessos valiosos obtidos no primeiro teste da bomba de hidrogênio”

Segundo o chefe do Comitê de Defesa sul-coreano, Kim Young-woo, este sexto teste nuclear de Pyongyang teve um poder de 100 mil toneladas, cerca de quatro vezes mais potente que a bomba nuclear lançada sobre a cidade japonesa de Nagasaki em 1945. Ainda de acordo com Kim Young-woo, o poder explosivo da ogiva testada hoje foi 9,8 vezes mais forte que o teste anterior.

Por conta do teste, um tremor de magnitude 6,3 ocorreu neste domingo na região nordeste da Coreia do Norte, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em Inglês). O novo teste é mais uma ameaça à comunidade internacional. O governo do Japão convocou reuniões de emergência de segurança nacional devido ao teste nuclear.

Bomba de Hidrogênio

Uma bomba de hidrogênio, designação mais adaptada ao seu significado bomba termonuclear, é um tipo de armamento que consegue ser até 50 vezes mais forte do que qualquer bomba nuclear de fissão.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.