Coreia do Norte realiza teste com bomba de hidrogênio

setembro 3, 2017 0 Por Romário Nicácio
Coreia do Norte realiza teste com bomba de hidrogênio

A Coreia do Norte anunciou neste domingo (3) que realizou um teste com uma bomba de hidrogênio. De acordo com Pyongyang, seu teste nuclear foi um “completo sucesso”. Autoridades norte-coreanas disseram que a bomba h foi projetada para ser transportada por ICBMs (míssil balístico intercontinental que possui um alcance extremamente elevado – maior que 5 500 km ou 3 500 milhas -, normalmente desenvolvido para carregar armas nucleares).

De acordo com a KCNA, os cientistas norte-coreanos “têm renovado o desempenho técnico [arma] para um nível superior ultramoderno, com base nos sucessos valiosos obtidos no primeiro teste da bomba de hidrogênio”

Segundo o chefe do Comitê de Defesa sul-coreano, Kim Young-woo, este sexto teste nuclear de Pyongyang teve um poder de 100 mil toneladas, cerca de quatro vezes mais potente que a bomba nuclear lançada sobre a cidade japonesa de Nagasaki em 1945. Ainda de acordo com Kim Young-woo, o poder explosivo da ogiva testada hoje foi 9,8 vezes mais forte que o teste anterior.

Por conta do teste, um tremor de magnitude 6,3 ocorreu neste domingo na região nordeste da Coreia do Norte, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em Inglês). O novo teste é mais uma ameaça à comunidade internacional. O governo do Japão convocou reuniões de emergência de segurança nacional devido ao teste nuclear.

Bomba de Hidrogênio

Uma bomba de hidrogênio, designação mais adaptada ao seu significado bomba termonuclear, é um tipo de armamento que consegue ser até 50 vezes mais forte do que qualquer bomba nuclear de fissão.