Mundo

Coreia do Norte dispara dois mísseis em resposta a exercícios militares dos EUA e Coréia do Sul

Kim-Jong
Foto: Reprodução/RT

A Coreia do Norte realizou o lançamento de dois mísseis de curto alcance no Mar do Japão há poucos instantes, que foi listado pela Seul como uma tentativa de agravar a tensão na península coreana após o início de novos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Conforme relatado pelo Chefe sul-coreano “a Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance, com um alcance de até 490 quilômetros, nas águas do Mar do Leste [Mar do Japão]. Os lançamentos foram feitos a partir da zona portuária Nampo entre 6:32-06:41 horário local”, diz a mensagem.

“Estes lançamentos são, provavelmente, uma provocação pelo Norte contra manobras emergente ‘Resolve Key ‘e ‘Foal Eagle'”, acrescentou o comunicado. O documento também relata que a Coreia do Sul “em conexão com essas ações eleva o nível de prontidão de combate”.

A Coreia do Norte pediu repetidamente que o vizinho do sul e os EUA parem com as manobras conjuntas, chamando-os de “ensaio de invasão” do Norte. Pyongyang também prometeu retaliar, informou a agência Yonhap. 

No início da semana passada a Coreia do Norte havia ameaçado uma resposta militar aos planos americanos e sul-coreano que estão realizando exercícios militares na região. “As manobras não são direcionados para a defesa, são uma provocação militar agressiva. Perdemos a oportunidade de diálogo e diplomacia. Ele só está fortalecendo as forças de dissuasão e opondo uma resistência militar”, disse ele na época no jornal norte-coreano Rodong Singmun citando as autoridades do país.

As informações são do Actualidad RT.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.