Coreia do Norte dispara mísseis balísticos no Mar do Japão
Foto: Rodong Sinmun

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos no Mar do Japão

(ANSA) – A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance no Mar do Japão na manhã desta quinta-feira (25), em mais um desafio ao novo governo de Joe Biden nos EUA.

O lançamento ocorreu pouco depois das 7h (horário local), e os projéteis caíram perto do início da zona econômica exclusiva do Japão. Os mísseis foram disparados de uma base em Wonsan, na costa oriental da Coreia do Norte, e percorreram 420 e 430 quilômetros.

Em uma coletiva de imprensa, o premiê japonês, Yoshihide Suga, definiu o exercício militar como “uma manifesta ameaça para a paz e a segurança da região” e disse que a embaixada do país em Pequim, na China, apresentou um protesto formal contra Pyongyang.

No último fim de semana, o regime de Kim Jong-un já havia disparado dois mísseis de cruzeiro de curto alcance. No entanto, diferentemente dos mísseis balísticos, esses projéteis não percorrem trajetórias pré-definidas, e seus testes não violam as resoluções da ONU.

Os dois exercícios militares aconteceram poucos dias depois de uma visita dos secretários americanos de Estado, Antony Blinken, e da Defesa, Lloyd Austin, a Tóquio e Seul.

As negociações entre EUA e Coreia do Norte estão paralisadas desde o início de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou abruptamente uma reunião com Kim Jong-un no Vietnã. Recentemente, a irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-jong, disse que a Casa Branca deveria evitar ações que a façam “perder o sono”.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: