Concurso Público, Destaques

Convocação de aprovados no concurso da SMS ocorrerá em dezembro

Convocação de aprovados no concurso da SMS ocorrerá em dezembro

A Câmara Municipal de Natal debateu em audiência pública a convocação dos profissionais aprovados no último concurso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cujos nomes foram homologados no Diário Oficial dessa quarta-feira (28). Na ocasião, foi confirmado que a Secretaria de Saúde vai convocar parte dos aprovados na primeira quinzena de dezembro.

A secretária municipal adjunta de saúde, Isabelle Grilo, disse que, apesar da primeira convocação, os servidores temporários e da cooperativa médica continuarão no serviço. “Estamos fazendo o levantamento para que na primeira quinzena de dezembro possamos fazer a primeira chamada no quantitativo de 379 cargos. O cronograma segue e vamos analisar como faremos as demais chamadas”, anunciou, sem detalhar para quais cargos haverá essa primeira convocação, qual a expectativa para as outras convocações, nem como se dará – e por quanto tempo – a renovação dos contratos com temporários e cooperativa médica.

Com o tema “Nada Além de Direitos: pela celeridade na convocação dos aprovados no concurso da SMS de Natal”, a audiência contou com a participação de sindicatos de servidores e profissionais da Saúde, inclusive os aprovados, vereadores, Ministério Público, Conselho e Secretarias de Saúde e Administração.

Convocação de aprovados no concurso da SMS ocorrerá em dezembro

Foto: Marcelo Barroso

“Precisamos ter nesse concurso a contratação desses profissionais para repor lacunas e deficiências que encontramos em vários bairros da cidade e que se possa estabelecer um cronograma de chamamento desses concursados. Por isso estamos encaminhando a formação de uma comissão com representação de todos os entes envolvidos, inclusive a Câmara para acompanhar todo esse processo, convocações, elaboração de cronograma, até que todos sejam nomeados”, destacou a propositora da audiência, vereadora Júlia Arruda (PDT). Também compareceram os vereadores Natália Bonavides (PT) e Sueldo Medeiros (PHS).

O concurso é resultado da Lei Complementar nº 169/17, pela qual foram criados cargos e ampliadas vagas no quadro de servidores municipais da Saúde. A prova ocorreu em maio passado ofertando 1.647 vagas. A presidente do Sindicato dos Servidores de Natal (Sinsenat), Soraya Godeiro, disse que atualmente 80% dos servidores da área estão na faixa de 60 a 80 anos e não se aposentam para não perder gratificações. “Ter responsabilidade com a população é convocar 100% dos aprovados. É irresponsabilidade postergar de forma intencional para beneficiar a terceirização do serviço”, criticou a sindicalista.

A crítica foi feita porque, sem o concurso, o Município firma parcerias com cooperativas médicas para garantir o cumprimento das escalas e contrata profissionais em caráter temporário. No entanto, o término do último contrato acontecerá em 31 de dezembro e, provavelmente será renovado. “Queremos que todos os 1.647 sejam convocados neste ano e substituam os funcionários temporários, por isso acreditamos que haverá recursos já que é uma substituição. Já estivemos na secretaria de administração e nos foi confirmado que se a secretaria de Saúde solicitar a convocação de todos, isso será efetivado”, revelou a Presidente do Sindicados dos Trabalhadores da Saúde, (Sindsaúde), Célia Dantas.


Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Agora, se pretende focar nos estudos com os mais variados materiais para concurso, clique aqui.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.