Notícias

Consórcio do Nordeste suspende compra da vacina Sputnik-V

O governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do Consórcio Nordeste, revelou nesta quinta-feira (05) que o grupo decidiu suspender a importação de 37 milhões de doses da vacina Sputnik-V diante das limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da não inclusão do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A decisão de suspender foi tomada durante reunião com o Fundo Soberano Russo, na qual o governador argumentou que, diante das restrições colocadas pela Anvisa e depois que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a vacina não seria colocada no PNI não havia mais sentido, neste momento, em manter a importação dos produtos.

O contrato de importação de 37 milhões de doses havia sido firmado entre o Instituto Gamaleya (responsável pelo desenvolvimento da vacina) e o Fundo Soberano Russo em março deste ano. A previsão inicial era entregar 2 milhões de doses no mês de abril, mas a falta de uma licença de importação pela Anvisa impediu que isso acontecesse.

A suspensão da importação ocorre diante de divergências nos padrões de testes exigidos pela Anvisa. O Consórcio Nordeste diz que essas exigências não teriam sido feitas a outro imunizantes usados no Brasil. A Anvisa contesta e diz que alguns requisitos essenciais não foram seguidos pelos fabricantes da Sputnik-V para liberar a sua importação.

É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste junto com a não inclusão do Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação, tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil”, afirmou o governador Wellington Dias.

Segundo o governador, o Fundo Soberano Russo informou que as vacinas que seriam destinadas para o Brasil serão enviadas agora para o México, Argentina e Bolívia, e que, assim que o Brasil decidir, as vacinas estarão disponíveis para envio imediato para atender o país.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCERN) emitiu medida cautelar determinando que o Governo do Rio Grande do Norte não desse seguimento à execução contratual para aquisição da vacina russa Sputnik-V.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.